MANANCIAL

MANANCIAL
"Jardim fechado és tu, minha irmã, esposa minha, manancial fechado, fonte selada". (Cânticos 4:12)

sexta-feira, 17 de julho de 2015

TRIUNIDADE DE DEUS PAI-FILHO-ESPÍRITO SANTO.

Porque quem é Deus senão o Senhor? E quem é rochedo senão o nosso Deus? Salmos 18:31
Vive o Senhor, e bendito seja o meu rochedo; e exaltado seja Deus, a rocha da minha salvação, 2 Samuel 
22:47
Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade. João 
4:24
Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus. 1 Coríntios 
2:10
Para anunciar que o Senhor é reto. Ele é a minha rocha e nele não há injustiça. Salmos 
92:15
Como está escrito:Eis que eu ponho em Sião uma pedra de tropeço, e uma rocha de escândalo; E todo aquele que crer nela não será confundido. Romanos 
9:33
Ele me chamará, dizendo: Tu és meu pai, meu Deus, e a rocha da minha salvação. Também o farei meu primogênito mais elevado do que os reis da terra. Salmos 
89:26,27
Seja conhecido de vós todos, e de todo o povo de Israel, que em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, aquele a quem vós crucificastes e a quem Deus ressuscitou dentre os mortos, em nome desse é que este está são diante de vós. Ele é a pedra que foi rejeitada por vós, os edificadores, a qual foi posta por cabeça de esquina. E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos. Atos 
4:10-12

Por acaso as Escrituras Sagradas dão testemunho de homem? Quem é o primogênito mais elevado dos reis da Terra senão Jesus Cristo? Veja os versículos abaixo:
Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um Nome que é sobre todo o nome; (Filipenses 2:9)
Acima de todo o principado, e poder, e potestade, e domínio, e de todo o nome que se nomeia, não só neste século, mas também no vindouro; (Efésios 1:21)
Louvem o Nome do Senhor, pois só o seu Nome é exaltado; a sua glória está sobre a terra e o céu. (Salmos 148:13)
Porque o Senhor é Deus grande, e Rei grande sobre todos os deuses. (Salmos 95:3)
Inclinar-me-ei para o teu santo templo, e louvarei o teu Nome pela Tua benignidade, e pela Tua verdade; pois engrandeceste a Tua Palavra e o teu Nome acima de tudo. (Salmos 138:2).
O livro dos Salmos são profecias claras acerca do Messias, o Ungido de Deus, Jesus Cristo de Nazaré. Em Atos Pedro faz menção disto: E, ouvindo eles isto, unânimes levantaram a voz a Deus, e disseram: Senhor, tu és o Deus que fizeste o céu, e a terra, e o mar e tudo o que neles há; que "disseste pela boca de Davi", teu servo: Por que bramaram os gentios, e os povos pensaram coisas vãs? Levantaram-se os reis da terra, e os príncipes se ajuntaram à uma, contra o "Senhor" e contra o seu "Ungido". Porque verdadeiramente contra o teu "Santo Filho Jesus", que Tu "ungiste", se ajuntaram, não só Herodes, mas Pôncio Pilatos, com os gentios e os povos de Israel; (Atos 4:24-27).

O Salmo 89:26,27 não está falando de Davi, mas de Jesus Cristo o Rei dos reis, Senhor dos senhores, o Ungido de Deus. Tomemos cuidado com os que querem introduzir na fé cristã o cerimonialismo judaico, desviando os incautos da verdade, para que deixando do zelo de Deus venham a ter zelo por eles. Há um só corpo, um só Espírito, um só Senhor, uma só fé uma, um só batismo, uma só esperança e um só Deus (Efésios 4:4-6), e estes são os sete Espíritos de Deus (Apocalipse 3:1, 4:5, 5:6).   

No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. João 1:1

Porque três são os que testificam no céu: o Pai, a Palavra, e o Espírito Santo; e estes três são um. 1 João 5:7

Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Mateus 28:19

E sabemos que já o Filho de Deus é vindo, e nos deu entendimento para que conheçamos ao Verdadeiro; e no que é verdadeiro estamos, isto é, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna. 1 João 5:20

Quem é o mentiroso, senão aquele que nega que Jesus é o Cristo? É o anticristo esse mesmo que nega o Pai e o Filho. 1 João 2:22

Este é aquele que veio por água e sangue, isto é, Jesus Cristo; não só por água, mas por água e por sangue. E o Espírito é o que testifica, porque o Espírito é a verdade. 1 João 5:6

E disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós. Êxodo 3:14

Disse-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que antes que Abraão existisse, EU SOU. João 8:58

Será que é tão difícil entender este conceito? porventura os seres humanos que foram criados à imagem e semelhança de deus, também não são seres tricotômicos dotados com espírito, alma e corpo? se assim somos nós, por que alguns não podem compreender um deus triuno? homens de mente cauterizada pelo pecado e de dura cerviz! arrependei-vos e crede no evangelho!

 E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso "ESPÍRITO, e ALMA, e CORPO", sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo (1 Tessalonicenses 5:23).
Tricotômico: refere-se ao homem com "corpo, alma e espírito". É a chamada tricotomia a  doutrina iniciada por Irineu em que os incrédulos possuíam apenas almas e corpos (dicotomia), enquanto aos crentes (vivificados no Espírito) é adicionado (ganham) um espírito criado pelo Espírito Santo.

Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele. E, se Cristo está em vós, o corpo, na verdade, está morto por causa do pecado, mas o espírito vive por causa da justiça. E, se o Espírito daquele que dentre os mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dentre os mortos ressuscitou a Cristo também vivificará os vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que em vós habita. (Romanos 8:9-11). Leia também romanos 7:17-25.

Eu creio que há um só Deus como disse Paulo em 1 Timóteo 3:16 que Ele se manifestou em carne, foi justificado no Espírito, foi visto dos anjos, e pregado aos gentios, e crido no mundo, e recebido acima na glória. E como João disse que é desta maneira que se conhece o Espírito de Deus: "Todo o espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus"; ou seja, para João, Jesus é Deus, portanto quem não confessa que Deus veio em carne, o tal não é Dele, mas do anticristo. Não tenho nenhum problema em minha fé com a "trindade ou triunidade" de Deus, pois creio que Ele se manifestou nas Escrituras e ainda se manifesta como o Pai Celestial, o Filho Unigênito e o Espírito Santo Consolador. Leia também Mateus 28:19 e compare com Atos 2:38; cap. 8:16; cap.10:48; 19:5; Romanos 6:3; veja que nestes trechos a visão dos apóstolos em cumprir a grande comissão dada por Cristo, e de batizar os novos convertidos à fé Nele é que, Jesus Cristo é tanto o Pai, o Filho e o Espírito Santo.


Eu e o Pai somos um. João 10:30 Sabemos que o Filho de Deus veio e nos deu entendimento para conhecermos o Verdadeiro. E estamos no Verdadeiro, nós que estamos em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna. 1 João 5:20 Respondeu Jesus: Há tanto tempo que estou convosco e não me conheceste, Filipe! Aquele que me viu, viu também o Pai. Como, pois, dizes: Mostra-nos o Pai... Não credes que estou no Pai, e que o Pai está em mim? As palavras que vos digo não as digo de mim mesmo; mas o Pai, que permanece em mim, é que realiza as suas próprias obras. Crede-me: estou no Pai, e o Pai em mim. Crede-o ao menos por causa destas obras. João 14:9-11 Para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste. João 17:21 A Trindade Pai-Filho-Espírito Santo não é uma doutrina católica, mas bíblica. O erro católico é somente igualá-los em autoridade, pois a palavra "CABEÇA" em 1 Cor. 11:3, no grego KEPHALE, significa AUTORIDADE. Então Cristo está sob autoridade de Deus Pai, ou seja, em submissão ao Pai, por isso o Pai é "maior" que o Filho, e o Filho por si mesmo não pode fazer coisa alguma, se o não vir fazer o Pai; porque tudo quanto Ele faz, o Filho o faz igualmente (João 5:19). Veja a definição de kephale no Strong: cabeça, pedra angular que une duas paredes, régua, senhor.
L. M. S.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário