MANANCIAL

MANANCIAL
"Jardim fechado és tu, minha irmã, esposa minha, manancial fechado, fonte selada". (Cânticos 4:12)

sábado, 3 de março de 2018

EXPLICAÇÃO DE MATEUS 27:50-54 - A RESSURREIÇÃO DOS SANTOS.

1) O QUE REALMENTE ACONTECEU EM MATEUS 27?

Mateus 27:47-54.

47. E alguns dos que ali estavam, ouvindo isto, diziam: Este chama por Elias,
48. E logo um deles, correndo, tomou uma esponja, e embebeu-a em vinagre, e, pondo-a numa cana, dava-lhe de beber.
49. Os outros, porém, diziam: Deixa, vejamos se Elias vem livrá-lo.
50. E Jesus, clamando outra vez com grande voz, rendeu o espírito.
51. E eis que o véu do templo se rasgou em dois, de alto a baixo; e tremeu a terra, e fenderam-se as pedras;
52. E abriram-se os sepulcros, e muitos corpos de santos que dormiam foram ressuscitados;
53. E, saindo dos sepulcros, depois da ressurreição dele, entraram na cidade santa, e apareceram a muitos.
54. E o centurião e os que com ele guardavam a Jesus, vendo o terremoto, e as coisas que haviam sucedido, tiveram grande temor, e disseram: Verdadeiramente este era o Filho de Deus.

2) HOUVE REALMENTE UMA RESSURREIÇÃO FÍSICA DE MORTOS?

Ezequiel 37:7-13

7. Então profetizei como se me deu ordem. E houve um ruído, enquanto eu profetizava; e eis que se fez um rebuliço, e os ossos se achegaram, cada osso ao seu osso.
8. E olhei, e eis que vieram nervos sobre eles, e cresceu a carne, e estendeu-se a pele sobre eles por cima; mas não havia neles espírito.
9. E ele me disse: Profetiza ao espírito, profetiza, ó filho do homem, e dize ao espírito: Assim diz o Senhor DEUS: Vem dos quatro ventos, ó espírito, e assopra sobre estes mortos, para que vivam.
10. E profetizei como ele me deu ordem; então o espírito entrou neles, e viveram, e se puseram em pé, um exército grande em extremo.
11. Então me disse: Filho do homem, estes ossos são toda a casa de Israel. Eis que dizem: Os nossos ossos se secaram, e pereceu a nossa esperança; nós mesmos estamos cortados.
12. Portanto profetiza, e dize-lhes: Assim diz o Senhor DEUS: Eis que Eu abrirei os vossos sepulcros, e vos farei subir das vossas sepulturas, ó povo meu, e vos trarei à terra de Israel.
13. E sabereis que Eu sou o Senhor, quando Eu abrir os vossos sepulcros, e vos fizer subir das vossas sepulturas, ó povo meu.

3) HOUVE REALMENTE UMA RESSURREIÇÃO DOS SANTOS EM CORPOS GLORIFICADOS?

Mateus 27:51. E eis que o véu do templo se rasgou em dois, de alto a baixo; e tremeu a terra, e fenderam-se as pedras...

Zacarias 14:1-11

1. Eis que vem o dia do SENHOR, em que teus despojos se repartirão no meio de ti.
2. Porque Eu ajuntarei todas as nações para a peleja contra Jerusalém; e a cidade será tomada, e as casas serão saqueadas, e as mulheres forçadas; e metade da cidade sairá para o cativeiro, mas o restante do povo não será extirpado da cidade.
3. E o Senhor sairá, e pelejará contra estas nações, como pelejou, sim, no dia da batalha.
4. E naquele dia estarão os seus pés sobre o monte das Oliveiras, que está defronte de Jerusalém para o oriente; e o monte das Oliveiras será fendido pelo meio, para o oriente e para o ocidente, e haverá um vale muito grande; e metade do monte se apartará para o norte, e a outra metade dele para o sul.
5. E fugireis pelo vale dos meus montes, pois o vale dos montes chegará até Azel; e fugireis assim como fugistes de diante do terremoto nos dias de Uzias, rei de Judá. Então virá o Senhor meu Deus, e todos os santos contigo.
6. E acontecerá naquele dia, que não haverá preciosa luz, nem espessa escuridão.
7. Mas será um dia conhecido do Senhor; nem dia nem noite será; mas acontecerá que ao cair da tarde haverá luz.
8. Naquele dia também acontecerá que sairão de Jerusalém águas vivas, metade delas para o mar oriental, e metade delas para o mar ocidental; no verão e no inverno sucederá isto.
9. E o Senhor será rei sobre toda a terra; naquele dia um será o Senhor, e um será o seu nome.
10. Toda a terra em redor se tornará em planície, desde Geba até Rimom, ao sul de Jerusalém, e ela será exaltada, e habitada no seu lugar, desde a porta de Benjamim até ao lugar da primeira porta, até à porta da esquina, e desde a torre de Hananeel até aos lagares do rei.
11. E habitarão nela, e não haverá mais destruição, porque Jerusalém habitará segura.

Salmos 68:18-22

18. Tu subiste ao alto, levaste cativo o cativeiro, recebeste dons para os homens, e até para os rebeldes, para que o Senhor Deus habitasse entre eles.
19. Bendito seja o Senhor, que de dia em dia nos carrega de benefícios; o Deus que é a nossa salvação.
20. O nosso Deus é o Deus da salvação; e a DEUS, o Senhor, pertencem os livramentos da morte.
21. Mas Deus ferirá gravemente a cabeça de seus inimigos e o crânio cabeludo do que anda em suas culpas.
22. Disse o Senhor: Eu os farei voltar de Basã, farei voltar o meu povo das profundezas do mar;

Efésios 4:8-16

8. Por isso diz: Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro, e deu dons aos homens.
9. Ora, isto? Ele subiu? Que é, senão que também antes tinha descido às partes mais baixas da terra?
10. Aquele que desceu é também o mesmo que subiu acima de todos os céus, para cumprir todas as coisas.
11. E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores,
12. Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo;
13. Até que todos nós cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo,
14. Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente.
15. Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo,
16. Do qual todo o corpo, bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, faz o aumento do corpo, para sua edificação em amor.

4) MAS, ENTÃO O QUE ACONTECEU EM MATEUS 27:50-54?

Seguramente creio, pelo do Espírito Santo, que o evangelista Mateus nos revela as implicações causadas ao mundo pela obra salvadora divina, obra esta consumada na morte e ressurreição de Cristo Jesus, e por isso ele nos deixou registrado este texto no seu Evangelho. 

Ele viu:

a) O Véu do Templo rasgado de "alto a baixo" - Hebreus 10:19 _Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no santuário, pelo sangue de Jesus, 20. Pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou, pelo véu, isto é, pela sua carne...

b) A Terra tremer e as pedras serem fendidas - Salmos 18:5 _Tristezas do inferno me cingiram, laços de morte me surpreenderam. 6. Na angústia invoquei ao Senhor, e clamei ao meu Deus; desde o seu templo ouviu a minha voz, aos seus ouvidos chegou o meu clamor perante a sua face. 7. Então a terra se abalou e tremeu; e os fundamentos dos montes também se moveram e se abalaram, porquanto se indignou.

c) Os sepulcros se abrirem, e os corpos dos santos ressuscitarem - Ezequiel 37:12 _Portanto profetiza, e dize-lhes: Assim diz o Senhor DEUS: Eis que eu abrirei os vossos sepulcros, e vos farei subir das vossas sepulturas, ó povo meu, e vos trarei à terra de Israel.

d) Os santos saírem dos sepulcros (depois da ressurreição de Jesus), entrarem na "Cidade Santa", e aparecerem a muitos - 
João 6:40 _Porquanto a vontade daquele que me enviou é esta: Que todo aquele que vê o Filho, e crê nele, tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia. 
Apocalipse 11:11,12 _...o espírito de vida, vindo de Deus, entrou neles; e puseram-se sobre seus pés, e caiu grande temor sobre os que os viram. 12 E ouviram uma grande voz do céu, que lhes dizia: "Subi para aqui". E subiram ao céu em uma nuvem; e os seus inimigos os viram.
Daniel 12:2 _E muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para vida eterna, e outros para vergonha e desprezo eterno.
Apocalipse 20:4 _E vi tronos; e assentaram-se sobre eles, e foi-lhes dado o poder de julgar; e vi as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus, e pela palavra de Deus, e que não adoraram a besta, nem a sua imagem, e não receberam o sinal em suas testas nem em suas mãos; e viveram, e reinaram com Cristo durante mil anos. 5. Mas os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se acabaram. Esta é a primeira ressurreição. 6. Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele mil anos.
Apocalipse 21:2 _E eu, João, vi a "Santa Cidade", a Nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido. 3. E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus. 4. E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas. 5. E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E disse-me: Escreve; porque estas palavras são verdadeiras e fiéis. 6. E disse-me mais: Está cumprido. Eu Sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim. A quem quer que tiver sede, de graça lhe darei da fonte da água da vida. 7. Quem vencer herdará todas as coisas; e Eu serei seu Deus, e ele será meu filho.

5) MAS SE FOI UMA VISÃO DO APÓSTOLO MATEUS; COMO ESTÁ ESCRITO QUE O CENTURIÃO E OS DEMAIS TAMBÉM VIRAM?

Mateus 27:54 _E o centurião e os que com ele guardavam a Jesus, "vendo o terremoto, e as coisas que haviam sucedido", tiveram grande temor, e disseram: Verdadeiramente este era o Filho de Deus.

6) MAS... O QUE É QUE ELES REALMENTE VIRAM?

Mateus 27:45,54 _E desde a hora sexta "houve trevas sobre toda a terra", até à hora nona... "vendo o terremoto, e as coisas que haviam sucedido", tiveram grande temor...

Estas foram as coisas vistas por eles que naquele dia da crucificação "haviam sucedido":
a) as trevas da hora sexta até a nona,
b) a exclamação de Jesus que foi mal interpretada - eles pensaram que Ele chamava por Elias,
c) o grande brado de Cristo antes de render seu espírito,
d) o terremoto.

O centurião e os que com ele guardavam o corpo de Jesus na cruz, jamais poderiam ter visto o véu do Templo ser rasgado de alto a baixo por dois motivos:
1. Impossível de ser visto pela distancia entre o Gólgota e o Templo;
2. Impossível porque eles eram gentios, os gentios não podiam entrar no Templo e muito menos no lugar santo.

Eles também não poderiam ter visto os sepulcros se abrirem e os santos ressurretos saindo de suas tumbas por uma simples questão de tempo, pois Mateus salienta que tal fato sucederia somente após a ressurreição de Cristo (leia o verso 53).

CONCLUSÃO.

Mateus 27:50-54 é uma profecia cumprida e também que se há de cumprir; cumprida, pois foi predita pelos profetas à respeito de Jesus o Cristo (ministério, morte e ressurreição - leia: Isaías 53 e 61:1-3; Amós 9:11,12) porque a ressurreição dos mortos já experimentamos espiritualmente (Colossenses 2:12-15. Sepultados com Ele no batismo, Nele também ressuscitastes pela fé no poder de Deus, que O ressuscitou dentre os mortos. E, quando vós estáveis mortos nos pecados, e na incircuncisão da vossa carne, vos vivificou juntamente com Ele, perdoando-vos todas as ofensas, Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz. E, despojando os principados e potestades, os expôs publicamente e deles triunfou em Si mesmo.) e é uma profecia que se há de cumprir, pois ocorrerá fisicamente no dia da Sua vinda (1 Coríntios 15:51,52. Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados; Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados.)

L. M. S.

Nenhum comentário:

Postar um comentário