MANANCIAL

MANANCIAL
"Jardim fechado és tu, minha irmã, esposa minha, manancial fechado, fonte selada". (Cânticos 4:12)

sexta-feira, 6 de outubro de 2017

HORIZONTE DE ÁGUIA – UMA PARÁBOLA JUDAICA.

"Não te fatigues para enriqueceres; e não apliques nisso a tua sabedoria. Porventura fixarás os teus olhos naquilo que não é nada? porque certamente criará asas e voará ao céu como a águia" (Provérbios 23:4-5).

Certamente o escritor de Provérbios está dizendo que coisas superiores às terrenas esperam por aqueles que aplicam os seus corações ao exame e à prática das Escrituras Sagradas, pois o que ele escreve, escreve aos filhos que atentam para a sabedoria (Provérbios 1).

Eu estava pesquisando alguns temas e deparei-me com algo muito interessante: uma parábola judaica; bem, pelo menos é assim que o texto foi apresentado. O seu título é: "HORIZONTE DE ÁGUIA".

Vejamos o que a Parábola nos conta:
"Era uma vez um camponês que queria um pássaro e com esse objetivo foi até uma floresta e capturou um filhote águia criando-o porém, junto com as galinhas. E assim a águia cresceu pensando e vivendo como uma galinha. Alguns anos depois, ele recebeu a visita de um naturalista de passagem por aquelas bandas que, ao ver uma águia vivendo com galinhas, ficou abismado. O naturalista explicou ao camponês que aquele pássaro não era uma galinha e sim uma águia. O camponês retrucou que embora realmente o animal houvesse nascido águia, depois de todos aqueles anos havia se tornado uma galinha. O naturalista replicou que isso era errado, uma vez que se nasceu águia, a sua natureza será essa para sempre, e resolveu provar sua tese. No dia seguinte colocou a águia bem alta em seu braço, dizendo a ela que voasse. A águia olhava distraída ao redor e quando viu as galinhas ciscando pulou para junto delas para fazer o lhe era comum: ciscar o chão também. Diante do resultado o homem disse ao naturalista que este deveria reconhecer que equivocara-se, pois a águia havia se tornado uma galinha. O naturalista não satisfeito propôs fazer uma segunda e última tentativa, caso a águia não voasse seria realmente forçado a reconhecer que se transformara numa galinha. Ao amanhecer o camponês e o naturalista pegaram a águia e levaram-na para o alto de uma montanha. O sol estava nascendo e dourava os picos das montanhas. O naturalista ergueu a águia para o alto e ordenou-lhe que voasse. A águia olhou ao redor e tremia, como se experimentasse uma nova vida, mas não voou. Então, o naturalista segurou-a firmemente, bem na direção do sol, de sorte que seus olhos pudessem se encher de claridade e ganhar as dimensões do vasto horizonte. Foi quando ela abriu suas potentes asas, ergueu-se soberana sobre si mesma, e começou a voar, voar para o alto e voou cada vez mais alto. Voou e nunca mais retornou".

Dá o que pensar não é? Na minha mente consigo entender que esta parábola está intrinsecamente ligada aos cristãos, isto é, à vida cristã. O cristianismo primitivo com o passar dos séculos foi subestimado perdendo gradativamente o seu valor e assim doutrinas estranhas foram introduzidas em meio à ausência da leitura bíblica e do juízo crítico por parte dos professos cristãos.

A coisa é assim mesmo: tem águia pensando que é galinha; isto é, tem cristão pensando que é do mundo, pois age como mundano, veste-se como um mundano, pensa como o ímpio pensa, gosta das migalhas oferecidas por este mundo e tem apreço ao que é material; ele ainda não se tocou que Deus o escolheu para ser de cima e não debaixo. Tudo isso por causa da ignorância em que vive e que lhe é confortável.

Tem um trecho em Isaías 40 que diz: "Mas os que esperam no Senhor renovarão as forças, SUBIRÃO COM ASAS COMO ÁGUIAS; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão" (Isaías 40:31). Creio que muitos crentes já ouviram alguns pregadores lerem esta passagem, mas nunca aplicaram os seus corações ao texto, pois se o aplicassem mudariam os seus comportamentos diante do Senhor.

Jesus disse aos seus discípulos que, assim como Ele era de cima, naturalmente os seus escolhidos também seriam (João 8:23; 15:19), e ignorar este fato é viver fora da realidade, como uma águia no meio de galinhas. Deus nos escolheu para algo maior, pois a Escritura diz: "o que o olho não viu, o ouvido não ouviu, nem sequer a mente humana pôde imaginar, é o que Deus preparou para aqueles que O amam" (1 Coríntios 2:9). Portanto já que fostes comprados por bom preço, preço de sangue, derramado numa cruz; não vos façais servos dos homens; mas cada um fique diante de Deus no estado em que foi chamado (1 Coríntios 7:23-24). Amém!


L. M. S.

Nenhum comentário:

Postar um comentário