MANANCIAL

MANANCIAL
"Jardim fechado és tu, minha irmã, esposa minha, manancial fechado, fonte selada". (Cânticos 4:12)

quinta-feira, 14 de setembro de 2017

OS LIVROS POÉTICOS DA BÍBLIA.

1. Livro de Jó – É do coração que sofre por Deus; é a revelação de Deus ao homem pela própria criação; é a busca da criação pelo seu Criador; é a tentativa de entender o Espírito de Deus nas aflições do espírito do homem; o resumo do livro é que sofrer a perda das coisas do mundo que nos parecem ser insubstituíveis como entes queridos, riquezas, posição, sabedoria e fama, nos levarão de volta ao ventre materno, nus, como nós viemos a ele, porém, aptos a conhecer face a face Àquele que nos fez.  



2. Livro dos Salmos – É do coração que adora a Deus; é o livro da adoração; é a adoração pelo que Deus fez, faz e fará ainda; é o livro do louvor profético; é o culto da esperança no Senhor mesmo nas adversidades; é a oração em forma de cânticos; é o fruto do coração do homem ofertado ao seu Deus; é o incenso aromático que sobe até os céus e que depois desce como chuva a terra.


3. Provérbios e Eclesiastes – São livros de sabedoria; do coração que aplica o conhecimento de Deus à vida cotidiana; são livros que analisam as atitudes e os resultados; são conselhos adquiridos pela observação e pela vivência.






4. Cantares – É a expressão verbal do coração apaixonado de quem ama e é amado; é a plenitude que só a união conjugal traz; é o conhecer do esposo e da esposa no leito frutífero: no amor, na entrega mútua e na esperança da concepção. O Rei tem uma vinha; a esposa diz: “Eu sou do meu Amado”; a vinha pertence à esposa, e ela afirma: “E o meu Amado é meu”; o fruto dessa vinha será como mil peças de prata para o Rei (Cantares 6:3 e 8:11,12).





INSPIRAÇÃO – É o processo da respiração em que o ar é sugado para dentro dos pulmões; mas esse processo não fica apenas nisso; nos pulmões, o oxigênio é coletado e levado pelas hemácias através da corrente sanguínea até as células do corpo; já nas células, o oxigênio faz a queima dos nutrientes depositados nelas; dessa queima há a liberação de energia para a vida.

Toda a Escritura, diz o apóstolo Paulo, é “inspirada por Deus” (2 Tim 3:14-17)... Em outra passagem está escrito: “A fé vem pelo ouvir, e o ouvir pela Palavra”; e ainda: “Ninguém sabe as coisas de Deus senão pelo Espírito de Deus”. Outrossim: “Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz...” Sendo assim, somente se o Espírito Santo estiver no homem, este homem poderá “inspirar” o que Deus revela por Sua Palavra para que, aquele que a ouvir tenha a vida em si mesmo (João 5:26).


L. M. S.                                                                                   

Nenhum comentário:

Postar um comentário