MANANCIAL

MANANCIAL
"Jardim fechado és tu, minha irmã, esposa minha, manancial fechado, fonte selada". (Cânticos 4:12)

quarta-feira, 2 de agosto de 2017

CIRCUNCIDAI, POIS O PREPÚCIO DO VOSSO CORAÇÃO.

Deuteronômio 10:12-20.

12. Agora, pois, ó Israel, que é que o Senhor teu Deus pede de ti, senão que temas o Senhor teu Deus, que andes em todos os seus caminhos, e o ames, e sirvas ao Senhor teu Deus com todo o teu coração e com toda a tua alma, 13. Que guardes os mandamentos do Senhor, e os seus estatutos, que hoje te ordeno, para o teu bem? 14. Eis que os céus e os céus dos céus são do Senhor teu Deus, a terra e tudo o que nela há. 15. Tão-somente o Senhor se agradou de teus pais para amá-los; e a vós, descendência deles, escolheu, depois deles, de todos os povos como neste dia se vê. 16. CIRCUNCIDAI, POIS, O PREPÚCIO DO VOSSO CORAÇÃO, E NÃO MAIS ENDUREÇAIS A VOSSA CERVIZ. 17. Pois o SENHOR vosso Deus é o Deus dos deuses, e o Senhor dos senhores, o Deus grande, poderoso e terrível, que não faz acepção de pessoas, nem aceita recompensas; 18. Que faz justiça ao órfão e à viúva, e ama o estrangeiro, dando-lhe pão e roupa. 19. Por isso amareis o estrangeiro, pois fostes estrangeiros na terra do Egito. 20. Ao Senhor teu Deus temerás; a ele servirás, e a ele te chegarás, e pelo seu nome jurarás.

A CIRCUNCISÃO – Este rito foi dado a Abraão aos seus 99 anos de idade, isto é, 15 anos após ter sido justificado por sua fé em Deus quando creu na promessa do Senhor (Gên. 15:6 e cap. 17).


MAS O QUE ERA A CIRCUNCISÃO?

1. Era a “marca” da Aliança de Deus com Abraão e sua descendência (Gênesis 17:10);

2. Consistia na remoção do prepúcio do órgão genital masculino mediante uma cirurgia (Gênesis 17:11);

3. Causava o derramamento de sangue na terra (Números 35:33; Marcos 14:24; Hebreus 9:22);

4. Causava “dor intensa na carne” por três dias (Gên. 34:25; Oséias 6:2); 

5. Não era visível, pois não ficava à mostra, mas no membro menos decoroso do corpo ao qual damos mais honra (1 Cor. 12:23,24);

6. Era uma medida sanitária, isto é, de salubridade, ou seja, visava a saúde individual e da comunidade israelita, porque as esposas dos filhos de Israel não teriam doenças em suas madres e seriam férteis para gerar descendentes aos seus maridos (Salmos 128:3);

7. Era um sinal de separação entre israelitas e gentios, entre o povo de Deus e o povo do mundo (Rom. 4:11; 1 Cor. 10:21; Ef. 2:11-16).

ETIMOLOGIA DA PALAVRA CIRCUNCISÃO.

Do latim “circum”, que significa: “em redor”; e Caedere, que significa: “cortar”. Logo, circuncisão significa: “cortar ao redor”, cercear, decotar, amputar, aparar, podar. O Dicionário Houaiss sugere como termo rural, o talhar, podar e cortar árvores, e também "entalhar"; como termo militar, o dicionário refere: desbaratar um exército; ferir com instrumento cortante, imolar, sacrificar; ferir mortalmente, matar.

A CIRCUNCISÃO NA NOVA ALIANÇA

Romanos 2:28,29.

28. Porque não é judeu o que o é exteriormente, nem é circuncisão a que o é exteriormente na carne. 29. MAS É JUDEU O QUE O É NO INTERIOR, E CIRCUNCISÃO A QUE É DO CORAÇÃO, NO ESPÍRITO, não na letra; cujo louvor não provém dos homens, mas de Deus.

Romanos 9:6-8.

6. Não que a palavra de Deus haja falhado. Porque nem todos os que são de Israel são israelitas; 7. Nem por serem descendência de Abraão são todos filhos; mas: Em Isaque será chamada a tua descendência. 8. Isto é, NÃO SÃO OS FILHOS DA CARNE QUE SÃO FILHOS DE DEUS; mas os filhos da promessa são contados como descendência.

A circuncisão foi um rito da Antiga Aliança que figurava o pacto de Deus na carne do homem. Na Nova Aliança, a circuncisão é feita no espírito do homem, então o rito antigo era uma “sombra” do penhor* do Espírito Santo que seria dado a cada crente em Cristo Jesus (2 Cor. 1:22).

*Penhor – Garantia; selo que garante o cumprimento de um dever ou obrigação.

Todos os que creem em Jesus Cristo recebem o Selo de Deus, mas compete ao crente a partir da sua fé uma mudança de rumo e de propósitos (conversão), uma vida virtuosa regrada pelo Espírito Santo, pois “aquele que diz que está nele, também deve andar como Ele andou” (1 João 2:6), pois quem pratica a justiça é justo, assim como Cristo o é (1 João 3:7).

Romanos 4:11-13.

11. E recebeu o SINAL DA CIRCUNCISÃO, SELO DA JUSTIÇA DA FÉ quando estava na incircuncisão, para que fosse pai de todos os que creem, estando eles também na incircuncisão; a fim de que também a justiça lhes seja imputada; 12. E fosse pai da circuncisão, daqueles que não somente são da circuncisão, mas que também andam nas pisadas daquela fé que teve nosso pai Abraão, que tivera na incircuncisão. 13. Porque a promessa de que havia de ser herdeiro do mundo não foi feita pela lei a Abraão, ou à sua posteridade, mas pela justiça da fé.

Mateus 7:16-23.

16. POR SEUS FRUTOS OS CONHECEREIS. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos? 17. Assim, toda a árvore boa produz bons frutos, e toda a árvore má produz frutos maus. 18. Não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a árvore má dar frutos bons. 19. Toda a árvore que não dá bom fruto corta-se e lança-se no fogo. 20. Portanto, PELOS SEUS FRUTOS OS CONHECEREIS. 21. NEM TODO O QUE ME DIZ: SENHOR, SENHOR! ENTRARÁ NO REINO DOS CÉUS, MAS AQUELE QUE FAZ A VONTADE DE MEU PAI, QUE ESTÁ NOS CÉUS. 22. Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? E em teu nome não expulsamos demônios? E em teu nome não fizemos muitas maravilhas? 23. E então lhes direi abertamente: NUNCA VOS CONHECI; APARTAI-VOS DE MIM, VÓS QUE PRATICAIS A INIQUIDADE.

Circuncidai-vos ao Senhor, e tirai os prepúcios do vosso coração... (Jeremias 4:4).


L. M. S.

Nenhum comentário:

Postar um comentário