MANANCIAL

MANANCIAL
"Jardim fechado és tu, minha irmã, esposa minha, manancial fechado, fonte selada". (Cânticos 4:12)

sábado, 15 de julho de 2017

QUEM É “A PEDRA”? PEDRO OU CRISTO?

Mateus 16:13-19.   
13. E, chegando Jesus às partes de Cesareia de Filipe, interrogou os seus discípulos, dizendo: Quem dizem os homens ser o FILHO DO HOMEM? 14. E eles disseram: Uns, João o Batista; outros, Elias; e outros, Jeremias, ou um dos profetas. 15. Disse-lhes ele: E VÓS, QUEM DIZEIS QUE EU SOU? 16. E Simão Pedro, respondendo, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo. 17. E Jesus, respondendo, disse-lhe: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque TO NÃO REVELOU A CARNE E O SANGUE, MAS MEU PAI, QUE ESTÁ NOS CÉUS. 18. Pois também Eu te digo que tu és Pedro, E SOBRE ESTA PEDRA EDIFICAREI A MINHA IGREJA, E AS PORTAS DO INFERNO NÃO PREVALECERÃO CONTRA ELA; 19. E Eu te darei as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus.

O HOMEM NÃO É UMA PEDRA, O HOMEM É PÓ.

Gênesis 3:17,19.
17. E a Adão disse:... 19. No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado; PORQUANTO ÉS PÓ e em pó te tornarás.

EDIFICAR SOBRE O PÓ?

Mateus 7:26,27. 
26. E aquele que ouve estas minhas palavras, e não as cumpre, compará-lo-ei ao HOMEM INSENSATO, QUE EDIFICOU A SUA CASA SOBRE A AREIA; 27. E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda.

EDIFICAR SOBRE A PEDRA.

Mateus 7:24,25.
24. Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao HOMEM PRUDENTE, QUE EDIFICOU A SUA CASA SOBRE A ROCHA; 25. E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha.

PEDRO DÁ TESTEMUNHO “DA PEDRA”.

Atos 4:10-12
10. Seja conhecido de vós todos, e de todo o povo de Israel, que em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, aquele a quem vós crucificastes e a quem Deus ressuscitou dentre os mortos, em nome desse é que este está são diante de vós. 11. ELE É A PEDRA QUE FOI REJEITADA POR VÓS, OS EDIFICADORES, A QUAL FOI POSTA POR CABEÇA DE ESQUINA. 12. E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu NENHUM OUTRO NOME HÁ, DADO ENTRE OS HOMENS, pelo qual devamos ser salvos.

1 Pedro 2:3-8 
3. Se é que já provastes que o Senhor é benigno; 4. E, chegando-vos PARA ELE, PEDRA VIVA, REPROVADA, NA VERDADE, PELOS HOMENS, MAS PARA COM DEUS ELEITA E PRECIOSA, 5. Vós também, como pedras vivas, SOIS EDIFICADOS CASA ESPIRITUAL E SACERDÓCIO SANTO, PARA OFERECER SACRIFÍCIOS ESPIRITUAIS AGRADÁVEIS A DEUS POR JESUS CRISTO. 6. Por isso também na Escritura se contém: Eis que ponho em Sião A PEDRA PRINCIPAL DA ESQUINA, ELEITA E PRECIOSA; E QUEM NELA CRER NÃO SERÁ CONFUNDIDO. 7. E assim para vós, os que credes, é preciosa, mas, para os rebeldes, a pedra que os edificadores reprovaram, essa foi a principal da esquina, 8. E UMA PEDRA DE TROPEÇO E ROCHA DE ESCÂNDALO, PARA AQUELES QUE TROPEÇAM NA PALAVRA, sendo desobedientes; para o que também foram destinados.

AS ESCRITURAS TESTIFICAM DE QUEM? DE PEDRO OU DE JESUS?

Isaías 28:16. Portanto assim diz o Senhor DEUS: Eis que EU ASSENTEI EM SIÃO UMA PEDRA, uma PEDRA JÁ PROVADA, PEDRA PRECIOSA DE ESQUINA, QUE ESTÁ BEM FIRME E FUNDADA; aquele que crer não se apresse.

Isaías 8:13-15 
13. Ao Senhor dos Exércitos, A ELE SANTIFICAI; E SEJA ELE O VOSSO TEMOR E SEJA ELE O VOSSO ASSOMBRO. 14. ENTÃO ELE VOS SERÁ POR SANTUÁRIO; mas servirá DE PEDRA DE TROPEÇO, E ROCHA DE ESCÂNDALO, às duas casas de Israel; por armadilha e laço aos moradores de Jerusalém. 15. E muitos entre eles tropeçarão, e cairão, e serão quebrantados, e enlaçados, e presos.

Salmos 91:2,11,12
2. Direi do Senhor: ELE É O MEU DEUS, O MEU REFÚGIO, A MINHA FORTALEZA, E NELE CONFIAREI. 11. Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos. 12. Eles te sustentarão nas suas mãos, para que NÃO TROPECES COM O TEU PÉ EM PEDRA.

Salmos 144:1-4  
1. Bendito seja o SENHOR, minha ROCHA, que ensina as minhas mãos para a peleja e os meus dedos para a guerra; 2. Benignidade minha e FORTALEZA MINHA; ALTO RETIRO MEU E MEU LIBERTADOR ÉS TU; ESCUDO MEU, em quem eu confio, e que me sujeita o meu povo. 3. Senhor, que é o homem, para que o conheças, e o filho do homem, para que o estimes? 4. O homem é semelhante à vaidade; os seus dias são como a sombra que passa.

A CONFISSÃO DE PEDRO.

Mateus 16:16. E Simão Pedro, respondendo, disse: TU ÉS O CRISTO, O FILHO DO DEUS VIVO.

O JOGO DE PALAVRAS DE CRISTO.

Mateus 16:18 ... Pois também Eu te digo que tu és Pedro...
“Você disse quem eu sou, e eu digo quem você é”...

Lucas 12:8. E digo-vos que TODO AQUELE QUE ME CONFESSAR DIANTE DOS HOMENS TAMBÉM O FILHO DO HOMEM O CONFESSARÁ DIANTE DOS ANJOS DE DEUS.

Mateus 10:32. Portanto, QUALQUER QUE ME CONFESSAR DIANTE DOS HOMENS, EU O CONFESSAREI DIANTE DE MEU PAI, que está nos céus. 33. Mas qualquer que me negar diante dos homens, eu o negarei também diante de meu Pai, que está nos céus.

A CONFISSÃO É DADA POR MEIO DA REVELAÇÃO DIVINA.

Mateus 16:17... Não foi a carne e sangue que to revelou, mas MEU PAI, QUE ESTÁ NOS CÉUS.

A CONFISSÃO NO CORAÇÃO É UMA ROCHA INABALÁVEL.

Mateus 16:18,19  ... E SOBRE ESTA PEDRA EDIFICAREI A MINHA IGREJA, E AS PORTAS DO INFERNO NÃO PREVALECERÃO CONTRA ELA; 19. DAR-TE-EI AS CHAVES DO REINO DOS CÉUS; o que ligares, pois, na terra será ligado nos céus, e o que desligares na terra será desligado nos céus.

Hebreus 11:1. Ora, a fé é O FIRME FUNDAMENTO das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem.

1 Coríntios 3:11-13. Porque ninguém pode pôr outro fundamento além do que já está posto, O QUAL É JESUS CRISTO. 12. E, se alguém SOBRE ESTE FUNDAMENTO formar um edifício de ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha, 13. A obra de cada um se manifestará; na verdade o dia a declarará, porque pelo fogo será descoberta; e o fogo provará qual seja a obra de cada um.


JESUS CRISTO É "A PEDRA", O FUNDAMENTO DOS APÓSTOLOS E DOS PROFETAS, O FUNDAMENTO DA IGREJA; A CONFISSÃO DE PEDRO REVELADA POR DEUS É TAMBÉM "A PEDRA", ISTO É, O FUNDAMENTO DA FÉ QUE CADA CRENTE TEM DENTRO DE SI, ELA É A FIRMEZA DA ESPERANÇA EM JESUS REVELADA PELO ESPÍRITO SANTO AO SEU CORAÇÃO E QUE O FAZ CONFESSÁ-LO DIANTE DAS ADVERSIDADES; E AQUELE QUE A TEM, AS PORTAS DO INFERNO NÃO PREVALECERÃO CONTA ELE, PORQUE O FUNDAMENTO DE DEUS NELE PERMANECE.


2 Timóteo 2:19. Todavia o fundamento de Deus fica firme, tendo este selo: O Senhor conhece os que são seus, e qualquer que profere o nome de Cristo aparte-se da iniquidade. 

O LIGAR E O DESLIGAR.

João 15:7. Se vós ESTIVERDES EM MIM, e as MINHAS PALAVRAS ESTIVEREM EM VÓS, pedireis tudo o que quiserdes, E VOS SERÁ FEITO.


TU ÉS O CRISTO, O FILHO DO DEUS VIVO.

Jeremias 31:33. Mas esta é a aliança que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o Senhor: POREI A MINHA LEI NO SEU INTERIOR, E A ESCREVEREI NO SEU CORAÇÃO; E EU SEREI O SEU DEUS E ELES SERÃO O MEU POVO. 34. E não ensinará mais cada um a seu próximo, nem cada um a seu irmão, dizendo: Conhecei ao Senhor; PORQUE TODOS ME CONHECERÃO, desde o menor até ao maior deles, diz o Senhor; porque lhes perdoarei a sua maldade, e nunca mais me lembrarei dos seus pecados.


... E SOBRE ESTA PEDRA EDIFICAREI A MINHA IGREJA, E AS PORTAS DO INFERNO NÃO PREVALECERÃO CONTRA ELA (Mateus 16:18).

L. M. S.

Nenhum comentário:

Postar um comentário