MANANCIAL

MANANCIAL
"Jardim fechado és tu, minha irmã, esposa minha, manancial fechado, fonte selada". (Cânticos 4:12)

sexta-feira, 14 de julho de 2017

O CRISTÃO PODE COMER SANGUE?

Todas as coisas me são lícitas, MAS NEM TODAS AS COISAS CONVÊM. Todas as coisas me são lícitas; mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas (1 Coríntios 6:12).

Significado de Convêm - Flexão do verbo convir na terceira pessoa do plural - Ação de convir: concordar, aceitar, admitir, combinar, condizer, conveniência, adequação, utilidade ou proveito. 

Tem gente que vive uma meninice espiritual constante e nunca cresce na graça porque fica o tempo todo como que pedindo a alguém autorização ou permissão para pecar ou para não pecar. A pergunta correta não é se o cristão “pode ou não pode” comer sangue, carne de animal sufocado ou se servir de coisas consagradas aos ídolos, mas se o cristão “deve ou não deve comer” ou se convém ou não convém . Bem! Se assim o é então, as perguntas a serem feitas são: Em que o comer sangue será proveitoso ou útil à fé em Cristo? Comer carne de animal sufocado é adequado ou admissível ao testemunho de fé em Jesus? A fé em Jesus Cristo concorda ou combina com o que foi sacrificado aos ídolos? E ainda: Por que a Igreja de Jerusalém deu estas ordenanças?

Lemos em Atos 15 o que os apóstolos, anciãos e os demais irmãos escreveram na carta enviada aos cristãos gentios: “NA VERDADE PARECEU BEM AO ESPÍRITO SANTO E A NÓS NÃO VOS IMPOR ENCARGO ALGUM SENÃO ESTAS COISAS NECESSÁRIAS: QUE VOS ABSTENHAIS DO SANGUE, DO QUE É SUFOCADO, DO SACRIFICADO AOS ÍDOLOS E DA FORNICAÇÃO” (Atos 15:28,29).

O mandamento de não comer sangue não está apenas na Lei, mas é anterior a ela; Deus disse a Noé: “Tudo quanto se move, que é vivente, será para vosso mantimento; tudo vos tenho dado como a erva verde. A carne, porém, com sua vida, isto é, com seu sangue, não comereis. Certamente requererei o vosso sangue, o sangue das vossas vidas; da mão de todo o animal o requererei; como também da mão do homem, e da mão do irmão de cada um requererei a vida do homem. Quem derramar o sangue do homem, pelo homem o seu sangue será derramado; porque Deus fez o homem conforme a sua imagem” (Gênesis 9:3-6).

A pergunta é: "Se eu tenho fé em Cristo, e se Nele, conforme a sua imagem fui gerado um filho de Deus; por que comerei sangue, carne sufocada, ou participarei do que é consagrado aos ídolos?! Que a minha fé não seja causa de tropeço para os outros, mas de salvação aos perdidos e de louvor a Deus. Não destruas por causa da comida a obra de Deus. Na verdade tudo é limpo, mas é um mal para o homem dar motivo de tropeço pelo comer (Romanos 14:20).


Lembremo-nos que, se estamos em Cristo, somos uma nova criatura e nessa condição ninguém mais vive ou morre para si mesmo, mas para Deus, pois já morremos e a nossa vida está escondida com Cristo no Pai, porque o velho “eu” foi crucificado com Cristo e sepultado pelo batismo, para que o corpo do pecado seja desfeito e não o sirvamos doravante, e assim sendo, o pecado não terá domínio sobre nós (2 Cor. 5:17; Rom. 14:7; Col. 3:3; Rom. 6:1-14).

O apóstolo Paulo não invalida a decisão do Concílio de Jerusalém, mas nos disciplina no que diz respeito a nossa consciência, a qual deve sempre estar pura e em paz. Ele disse:

Ninguém busque o proveito próprio; antes cada um, o que é de outrem. Comei de tudo quanto se vende no açougue, sem perguntar nada, por causa da consciência. Porque a terra é do Senhor e toda a sua plenitude. E, se algum dos infiéis vos convidar, e quiserdes ir, comei de tudo o que se puser diante de vós, sem nada perguntar, por causa da consciência. Mas, se alguém vos disser: Isto foi sacrificado aos ídolos, não comais, por causa daquele que vos advertiu e por causa da consciência; porque a terra é do Senhor, e toda a sua plenitude. Digo, porém, a consciência, não a tua, mas a do outro. Pois por que há de a minha liberdade ser julgada pela consciência de outrem? E, se eu com graça participo; por que sou blasfemado naquilo por que dou graças? Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus. Portai-vos de modo que não deis escândalo nem aos judeus, nem aos gregos, nem à igreja de Deus. Como também eu em tudo agrado a todos, não buscando o meu próprio proveito, mas o de muitos, para que assim se possam salvar (1 Coríntios 10:24-33).

L. M. S.      

Nenhum comentário:

Postar um comentário