MANANCIAL

MANANCIAL
"Jardim fechado és tu, minha irmã, esposa minha, manancial fechado, fonte selada". (Cânticos 4:12)

quarta-feira, 5 de outubro de 2016

O TEMPLO E A IGREJA, O CORAÇÃO E O POVO.

"O qual se deu a si mesmo por nós para nos remir de toda a iniquidade, e purificar para si um povo Seu especial, zeloso de boas obras." (Tito 2:14)

Hoje eu estava fazendo algumas pesquisas quando deparei-me com uma página na internet referindo-se a um ex-evangélico que, desiludido com sua igreja, voltara ao seu antigo reduto. Este declarou mil motivos pelos quais abandonara a sua fé para retornar às práticas antigas. O primeiro versículo que veio à minha mente foi: "O cão voltou ao seu vômito e a porca lavada voltou a revolver-se na lama" (2 Pedro 2:22); mas depois de considerar o assunto, atinei que se tratava de uma alma confusa. Tal como ele muitos também o fazem, pois buscam um lugar de descanso no mundo, um lar nesta terra, um abrigo num reino secular, estes desconhecem a Bíblia e não entendem que o "reino dos céus" é do Céu e não da terra, e põem sua confiança e esperanças em homens, sendo que a própria Palavra de Deus (Jeremias 17:5) adverte-nos para não fazê-lo. 

Quando eu era jovem, um obreiro da igreja que eu frequentava vivia repetindo uma frase: "Porque esta é a igreja que está escrita nos céus"; neste "chavão" simplista, este obreiro alicerçava sua esperança numa "placa", em sua história e nos seus líderes; também ouvi pessoas de algumas denominações dizerem que somente a sua igreja era a verdadeira Igreja de Jesus. Os ídolos [deuses] - que na verdade não são deuses - precisam de templos para serem guardados e adorados; e na história da religiosidade pagã, os templos sempre estiveram associados com os ídolos. Na história de Israel, no tempo da "tenda da congregação", o Tabernáculo nunca fora profanado, pois quem intentou fazê-lo Deus o destruiu, mas com relação ao Templo de Jerusalém, várias vezes introduziram-se ídolos e cultos mundanos por reis e sacerdotes de coração soberbo que se julgavam no direito de abandonar as Escrituras Sagradas e de decidir pelo seu intelecto como cultuar e a quem cultuar. 

Quando Cristo vier nas nuvens, Ele virá buscar um "povo" não uma placa. Certamente este povo chamado de Igreja de Cristo não são os templos; Jesus vem buscar um "povo seu", isto é, Ele não vem buscar um povo do pastor beltrano, do padre sicrano, ou da igreja fulana, neste sentido Paulo faz uma crítica séria aos crentes de Corinto: ”... cada um de vós diz: Eu sou de Paulo, e eu de Apolo, e eu de Cefas, e eu de Cristo. Está Cristo dividido? foi Paulo crucificado por vós? ou fostes vós batizados em nome de Paulo?" (1 Coríntios 1:12-14)

"Porque ainda sois carnais; pois, havendo entre vós inveja, contendas e dissensões, não sois porventura carnais, e não andais segundo os homens? Porque, dizendo um: Eu sou de Paulo; e outro: Eu de Apolo; porventura não sois carnais? Pois, quem é Paulo, e quem é Apolo, senão ministros pelos quais crestes, e conforme o que o Senhor deu a cada um?Eu plantei, Apolo regou; mas Deus deu o crescimento. Por isso, nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento." (1 Coríntios 3:3-7)

"Um povo Seu especial" não é qualquer povo, são os separados do mundo pelo Pai e entregues ao Filho: 

"Manifestei o teu nome aos homens que do mundo me deste; eram teus, e tu mos deste, e guardaram a tua palavra. Agora já têm conhecido que tudo quanto me deste provém de ti; porque lhes dei as palavras que tu me deste; e eles as receberam, e têm verdadeiramente conhecido que saí de ti, e creram que me enviaste. Eu rogo por eles; não rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus. (João 17:6-9). 

Isto é ser especial, é aquele ouvinte que recebe e guarda as palavras do seu Senhor e passa a viver por Ele e para Ele.

"Um povo Seu especial, zeloso de boas obras" é composto de homens, mulheres e crianças que abriram os seu corações para Deus e o submeteram à Sua vontade, e não andam mais pelo que podem, mas pela fé Naquele que tudo pode. São zelosos de boas obras porque o Espírito Santo que neles habita move-os a fazê-las, não por obrigação e nem por justiça própria, simplesmente por uma verdadeira adoração de um coração grato, onde nasceu a genuína fé que opera pelo amor de Deus.

"Não são do mundo, como eu do mundo não sou. Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade. Assim como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviei ao mundo. E por eles me santifico a mim mesmo, para que também eles sejam santificados na verdade." (João 17:16-19) 

O resumo da matéria é: o TEMPLO é o coração humano submisso a Deus no qual Jesus tem morada permanente, e a verdadeira IGREJA é a reunião das moradas do Espírito do Senhor. Amém!

Ev. Levi.