MANANCIAL

MANANCIAL
"Jardim fechado és tu, minha irmã, esposa minha, manancial fechado, fonte selada". (Cânticos 4:12)

quarta-feira, 29 de junho de 2016

NOÉ, O OITAVO PREGOEIRO DA JUSTIÇA.

2 Pedro 2:5 - versão: Almeida Corrigida e Revisada Fiel - A.C.R.F.

"E não perdoou ao mundo antigo, mas guardou a Noé, A OITAVA PESSOA, O PREGOEIRO DA JUSTIÇA, ao trazer o dilúvio sobre o mundo dos ímpios..."

2 Pedro 2 verso 5 no original grego: 
kai (e) - archaiou (antigo) - kosmou (mundo) - ouk (não) - epheisato (poupou) – alla (mas) – ogdoon ([o] oitavo) - Noe (Noé) - dikaiosynēs (de justiça) – kēryka (pregoeiro) – ephylaxen (preservado) – kataklysmon (inundação [sobre]) – kosmō (o mundo) – asebōn (de [o] - adjetivo - impessoal, isto é, do qual não faz parte - não comunga) – epaxas (tendo trazido o).

A tradução fica assim:
E não poupou o mundo antigo, mas preservou a “Noé, o oitavo pregoeiro da justiça”, tendo trazido inundação (dilúvio) sobre o mundo do qual não fazia parte (o mundo dos ímpios - o mundo que não era seu).


Veja a lista abaixo:

1. ENOS - Começou-se a invocar o Nome do Senhor.
2. CAINÃ.
3. MAALALEL.
4. JAREDE.
5. ENOQUE.
6. MATUSALÉM.
7. LAMEQUE.
8. NOÉ - O oitavo (no grego: OGDOOS) pregoeiro da justiça. 

OS FILHOS DE DEUS SÃO PREGOEIROS DA JUSTIÇA.

1. Adão cai em pecado - 2. Deus promete um descendente para vingar a semente humana contra a serpente - 3. Caim é a esperança de matar a serpente e fazer a humanidade voltar ao Édem - 4. Caim oferece dons a Deus e inicia o seu sacerdócio; Abel também - 5. 0 coração de Caim é mau e Deus rejeita Caim e sua oferta, pois é o altar [o coração] que santifica a oferta; mas Deus atenta para Abel e sua oferta - 6. Caim fica irado e mata Abel por inveja [as intenções do seu coração maligno são expostas por meio suas obras malignas] e é expulso da presença de Deus - 7. Caim dá origem à linhagem dos “caídos” [néflins - caídos - separados de Deus] filhos dos homens; os heróis do mundo antigo, os homens de fama, homens como Lameque [filho do tataraneto de Caim], um homem bígamo e homicida que contava vantagem para suas esposas dizendo: “matei um homem por me ferir e outro por me insultar”...  - 8. Mas Adão gera a Sete [um filho "à sua imagem, conforme a sua semelhança" - Gn 5.3 - um novo Adão], e Eva diz; "Deus me deu outro filho NO LUGAR DE ABEL..." [Gn 4.25]; porém as expectativas de Eva novamente são frustradas [como aconteceu em Gn 4.1; quando ela pensou que a promessa de Deus se cumpriria em Caim], pois o sacerdócio de Abel não retorna em Sete, mas em seu filho.  - 9. Sete gera Enos e a partir de Enos, "começou-se a invocar o Nome do Senhor" [Gn 4.26], ou seja, o sacerdócio de Abel é retomado e surge a "linhagem dos filhos de Deus", os pregoeiros da justiça - 10. Então, Noé é o oitavo pregoeiro da justiça depois de Enos, isto é, o oitavo anunciador do Nome do Senhor.


Se contarmos de Enos até Noé teremos realmente oito gerações; e partir de Enos o Nome do Senhor (o Rei da justiça) começa a ser invocado, "apregoado" em meio a uma geração corrompida de homens caídos.

L. M. S.