MANANCIAL

MANANCIAL
"Jardim fechado és tu, minha irmã, esposa minha, manancial fechado, fonte selada". (Cânticos 4:12)

segunda-feira, 14 de novembro de 2016

OS DOIS DIAS DA ERA CRISTÃ.


"Vinde, e tornemos ao SENHOR, porque ele despedaçou, e nos sarará; feriu, e nos atará a ferida. Depois de DOIS DIAS nos dará a vida; e ao terceiro dia nos ressuscitará, e viveremos diante Dele" (Oséias 6:1,2).

OS TRABALHADORES DA VINHA.

Porque o reino dos céus é semelhante a um homem, pai de família, que saiu de madrugada a contratar trabalhadores para a sua vinha.
Ajustou com os trabalhadores o salário de UM DENÁRIO POR DIA, e mandou-os para a sua vinha. Cerca da hora terceira saiu, e viu que estavam outros, ociosos, na praça, e disse-lhes: Ide também vós para a vinha, e dar-vos-ei o que for justo. E eles foram. Outra vez saiu, cerca da hora sexta e da nona, e fez o mesmo. E, saindo perto da hora undécima, encontrou outros que estavam ociosos, e perguntou- lhes: Por que estais ociosos todo o dia? Responderam-lhe eles: Porque ninguém nos contratou. Disse-lhes ele: Ide também vós para a vinha e recebereis o que for justo. Ao anoitecer, disse o senhor da vinha ao seu mordomo: Chama os trabalhadores, e paga-lhes o salário, começando pelos últimos até os primeiros. (Mateus 20:1-8).

O BOM SAMARITANO.

Jesus, prosseguindo, disse: Um homem descia de Jerusalém a Jericó, e caiu nas mãos de salteadores, os quais o despojaram e espancando-o, se retiraram, deixando-o semimorto. Casualmente, descia pelo mesmo caminho certo sacerdote; e vendo-o, passou de largo. De igual modo também um levita chegou àquele lugar, viu-o, e passou de largo. Mas um samaritano, que ia de viagem, chegou perto dele e, vendo-o, encheu-se de compaixão; e aproximando-se, ATOU-LHE AS FERIDAS, DEITANDO NELAS AZEITE E VINHO; e pondo-o sobre a sua cavalgadura, levou-o para uma estalagem e cuidou dele. No dia seguinte tirou DOIS DENÁRIOS, DEU-OS AO HOSPEDEIRO e disse-lhe: CUIDA DELE; e tudo o que gastares a mais, EU TO PAGAREI QUANDO VOLTAR. (Lucas 10:30-35).

ENTREGUES AOS CUIDADOS DO HOSPEDEIRO.

NÃO VOS DEIXAREI ÓRFÃOS; VOLTAREI PARA VÓS. Ainda um pouco, e o mundo não me verá mais, mas vós me vereis; porque Eu vivo, e vós vivereis. NAQUELE DIA CONHECEREIS QUE ESTOU EM MEU PAI, E VÓS EM MIM, E EU EM VÓS. Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e Eu o amarei, e me manifestarei a ele. Disse-lhe Judas (não o Iscariotes): Senhor, de onde vem que te hás de manifestar a nós, e não ao mundo? Jesus respondeu, e disse-lhe: SE ALGUÉM ME AMA, GUARDARÁ A MINHA PALAVRA, E MEU PAI O AMARÁ, E VIREMOS PARA ELE, E FAREMOS NELE MORADA. Quem não me ama não guarda as minhas palavras; ora, a palavra que ouvistes não é minha, mas do Pai que me enviou. Tenho-vos dito isto, estando convosco. MAS AQUELE CONSOLADOR, O ESPÍRITO SANTO, QUE O PAI ENVIARÁ EM MEU NOME, ESSE VOS ENSINARÁ TODAS AS COISAS, E VOS FARÁ LEMBRAR DE TUDO QUANTO VOS TENHO DITO. Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize. Ouvistes que eu vos disse: Vou, e venho para vós. Se me amásseis, certamente exultaríeis porque eu disse: Vou para o Pai; porque meu Pai é maior do que Eu. (João 14:18-28).

O SELO DE DEUS.

E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, NO QUAL FOSTES SELADOS PARA O DIA DA REDENÇÃO. (Efésios 4:30).

E vi outro anjo subir do lado do sol nascente, TENDO O SELO DO DEUS VIVO; e clamou com grande voz aos quatro anjos, quem fora dado que danificassem a terra e o mar, dizendo: Não danifiques a terra, nem o mar, nem as árvores, ATÉ QUE SELEMOS NA SUA FRONTE OS SERVOS DO NOSSO DEUS. (Apocalipse 7:2,3).

Porque é impossível que os que uma vez foram iluminados, e provaram o dom celestial, e SE FIZERAM PARTICIPANTES DO ESPÍRITO SANTO, e provaram a boa palavra de Deus, e os poderes do mundo vindouro, e depois caíram, sejam outra vez renovados para arrependimento; visto que, quanto a eles, ESTÃO CRUCIFICANDO DE NOVO o Filho de Deus, e o expondo ao vitupério. (Hebreus 6:4-6).

"Faça um DIADEMA DE OURO PURO e grave nele como se grava UM SELO: CONSAGRADO AO SENHOR. Prenda-o na parte da frente do turbante com uma fita azul. Estará SOBRE A TESTA DE ARÃO; assim ELE LEVARÁ A CULPA DE QUALQUER PECADO QUE OS ISRAELITAS COMETEREM em relação às coisas sagradas, ao fazerem todas as suas ofertas. Estará SEMPRE SOBRE A TESTA DE ARÃO, para que AS OFERTAS SEJAM ACEITAS PELO SENHOR. (Êxodo 28:36-38).

Naquele dia O SENHOR DOS EXÉRCITOS SERÁ por coroa de glória e diadema de formosura para o restante de seu povo; e POR ESPÍRITO DE JUÍZO para o que se assenta a julgar, e POR FORTALEZA para os que fazem recuar a peleja até a porta. (Isaías 28:5,6).

O ESPÍRITO DO SENHOR DEUS ESTÁ SOBRE MIM, porque o Senhor me ungiu para pregar boas-novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos; a apregoar O ANO ACEITÁVEL DO SENHOR E O DIA DA VINGANÇA DO NOSSO DEUS; a consolar todos os tristes; a ordenar acerca dos que choram em Sião que se lhes dê UMA COROA em vez de cinzas, ÓLEO DE ALEGRIA em vez de pranto, VESTIDOS DE LOUVOR em vez de espírito angustiado; a fim de que se chamem árvores de justiça, plantação do Senhor, PARA QUE ELE SEJA GLORIFICADO. (Isaías 61:1-3).

UM DIA PARA O SENHOR É COMO MIL ANOS.

Mas vós, amados, não ignoreis uma coisa: que UM DIA PARA O SENHOR É COMO MIL ANOS, E MIL ANOS COMO UM DIA. O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; porém é longânimo para convosco, não querendo que ninguém se perca, senão que todos venham a arrepender-se. (2 Pedro 3:8,9).

Porque MIL ANOS AOS TEUS OLHOS SÃO COMO O DIA DE ONTEM QUE PASSOU, e como uma vigília da noite. (Salmos 90:4).

O NASCIMENTO DE CRISTO.

Jesus Cristo nasceu entre os anos de 6 e 4 antes da Era Cristã. Não temos a exatidão da data do seu nascimento, pois o calendário romano, que hoje seguimos passou a ser baseado no nascimento de Jesus quando o Papa, no governo da Igreja Católica daquela época no século VI, determinou que um monge estudioso chamado Dionísio, o Pequeno, calculasse qual foi o ano exato do nascimento de Jesus de Cristo. Em seus estudos e cálculos o monge Dionísio afirmou que Jesus possivelmente teria nascido no ano 753 da fundação da cidade de Roma (referência do calendário usado) quando deveria ter encontrado as datas de 747 e 749. Portanto, o ano em que esses estudos foram feitos deveria ser marcado entre 529 a 531 d.C., mas foi registrado definitivamente como o ano de 525 d.C. e assim permaneceu historicamente, ficando esta diferença de 4 a 6 anos até hoje, de forma que Jesus nasceu de 6 a 4 a.C. (http://www.abiblia.org/).

O MINISTÉRIO DE JESUS.

“Ora, Jesus, ao começar o seu ministério, tinha cerca de trinta anos”... (Lucas 3:23a).

Segundo a narrativa do Evangelho de João, o evangelista faz menções das quatro festas da páscoa judaica, a qual era celebrada uma vez por ano (João 2:13-23; 5:1; 6:4 e a última páscoa é mencionada em João 18:28,39 e cap. 19:14,31, quando Jesus é condenado à morte). Isso indica que o período do ministério de Cristo teria sido de três anos, ou alguns meses mais. Portanto, conclui-se que Jesus viveu neste mundo por cerca de trinta e três anos, e três anos destes em Seu ministério, esse cálculo é o resultado da soma da indicação de Lucas 3:23 com as referências pascais do Evangelho de João. (http://www.abiblia.org/).

O NASCIMENTO DA IGREJA.

E, cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos concordemente no mesmo lugar; E de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados. E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles. E TODOS FORAM CHEIOS DO ESPÍRITO SANTO, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem. (Atos 2:1-4).

Respondeu-lhe Jesus: Em verdade, em verdade te digo que SE ALGUÉM NÃO NASCER DE NOVO, NÃO PODE VER O REINO DE DEUS. Perguntou-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Porventura pode tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer? Jesus respondeu: Em verdade, em verdade te digo que SE ALGUÉM NÃO NASCER DA ÁGUA E DO ESPÍRITO, NÃO PODE ENTRAR NO REINO DE DEUS. O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito. (João 3:3-6).

... Enquanto Pedro ainda dizia estas coisas, desceu o Espírito Santo SOBRE TODOS OS QUE OUVIAM A PALAVRA. Os crentes que eram de circuncisão, todos quantos tinham vindo com Pedro, maravilharam-se de que TAMBÉM SOBRE OS GENTIOS SE DERRAMASSE O DOM DO ESPÍRITO SANTO; porque os ouviam falar línguas e magnificar a Deus. Respondeu então Pedro: Pode alguém porventura recusar a água para que não sejam batizados ESTES QUE TAMBÉM, COMO NÓS, RECEBERAM O ESPÍRITO SANTO? (Atos 10:44-47).

... Ouvindo eles estas coisas, apaziguaram-se e glorificaram a Deus, dizendo: Assim, pois, DEUS CONCEDEU TAMBÉM AOS GENTIOS O ARREPENDIMENTO PARA A VIDA. (Atos 11:18).

O DIA E A HORA DA 2ª VINDA DE CRISTO.

Mas daquele "dia e hora" ninguém sabe, nem os anjos que estão no céu, nem o Filho, senão o Pai. (Marcos 13:32).

E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra. Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; (Mateus 28:18,19).

Aqueles, pois, que se haviam reunido perguntaram-lhe, dizendo: Senhor, restaurarás tu neste tempo o reino a Israel? E disse-lhes: Não vos pertence saber os tempos ou as estações que o Pai estabeleceu pelo seu próprio poder. Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria, e até aos confins da terra. (Atos 1:6-8).

Depois de assunto ao Céu, Cristo recebeu do Pai “todo o poder no Céu e na Terra”, então o "dia e a hora" que antes de ser glorificado não sabia, Ele passou a saber. Por isso que quando os seus discípulos fizeram nova indagação a respeito da Sua segunda vinda, Ele desconversou. 

Não podemos dizer o “Dia e a Hora” e nem ano com exatidão, porém temos pistas de que O ANO ACEITÁVEL DO SENHOR, o período da Era Cristã é de dois mil anos, DOIS DIAS segundo a Bíblia, pois fomos entregue aos cuidados do Hospedeiro (Espírito Santo; Parábola do Bom Samaritano) que recebeu o pagamento de “dois denários” (um denário é o pagamento por um dia de serviço – Parábola dos Trabalhadores da Vinha), sendo o Espírito Santo o SELO DE DEUS para o Dia da Ressurreição, fomos marcados pelo Senhor em nossas mentes e corações na Nova Aliança dos últimos dias: “Mas esta é a aliança que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei a minha lei no seu interior, e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo”. (Jeremias 31:33).

Podemos dar um palpite de quando se dará a segunda vinda de Cristo: será no término da Era da Igreja na Terra quando se encerrar os DOIS DIAS, isto é, quando chegar ao fim os DOIS MIL ANOS da Era Cristã; aí então Cristo voltará para buscar os Seus escolhidos. Porém este período não pode ser contado a partir do nascimento de Jesus, mas do nascimento da Sua Igreja, isto é, a partir da descida do Espírito Santo sobre os crentes no Dia de Pentecostes, pois foi ali que a Noiva de Cristo nasceu.

Se arriscarmos uma conta: + ou – 33 anos da vida de Jesus + 2.000 anos da Era Cristã = 2.033; porém Cristo nasceu + ou – 5 anos antes da Era Cristã, então: 2.033 – 5 = 2.028. Chegamos a um resultado, contudo impreciso, mas podemos perceber que nós estamos muito próximos da Sua segunda vinda e que ela poderá acontecer mais ou menos em 2.028, talvez no máximo 2.030. Então, O DIA E A HORA, realmente ninguém pode saber e nem precisar com exatidão o ano do arrebatamento da Igreja, entretanto sabemos que está muito perto. Portanto, quem é injusto, que pratique a injustiça, e quem é sujo, suje-se mais, e quem é limpo, limpe-se mais ainda, e quem é santo santifique-se mais (Apoc. 22:11). Esta é a ordenança do Senhor.

“Eis que venho sem demora, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra”. (Apocalipse 22:12).

L. M. S.       

Um comentário: