MANANCIAL

MANANCIAL
"Jardim fechado és tu, minha irmã, esposa minha, manancial fechado, fonte selada". (Cânticos 4:12)

segunda-feira, 28 de novembro de 2016

ADESTRADORES E ADESTRADOS.

Sei que muito além dos atributos físicos, o que verdadeiramente se valoriza no mundo real é a inteligência, pois dela advém a capacidade de criar tecnologias, de resolver cálculos matemáticos complicados, de discernir ontologicamente* o mundo ao redor e dar respostas às grandes indagações humanas.

*Ontologia – Significa “estudo do ser” e consiste em uma parte da filosofia que estuda a natureza do ser, a existência e a realidade. A palavra é formada através dos termos gregos “ontos” (ser) e “logos” (estudo, razão).

A maioria das pessoas - assim como eu - pensa que são inteligentes, mas na verdade não é; nós somos, em grande parte, humanos de inteligência mediana e por isso somos capazes de ser treinados para executar tarefas, sendo algumas delas fáceis e outras com certo grau de dificuldade. Não estou chamando ninguém de “burro”, nem a mim mesmo, mas apenas expondo a realidade.

Pense comigo! Se perguntarmos a todos os que usam celulares, desde o modelo mais simples até o mais sofisticado, o que esses usuários sabem a respeito do seu funcionamento, certamente quase ninguém saberá, mas um pequeno número arriscará um palpite e talvez, se houver dentre eles algum técnico, então conseguiremos uma resposta satisfatória. Mas isto não implica que o tal é mais inteligente do que os outros, mas que ele foi treinado numa área específica e absorveu bem o que aprendeu.

Há algum tempo atrás eu me achava muito inteligente, mas descobri que eu era na verdade muito arrogante em relação às pessoas. Hoje sei que não sou especial, pois o conhecimento que angariei não foi descoberto por mim mesmo, mas fui ensinado e aprendi como qualquer outra pessoa e, portanto, estou no mesmo patamar de alguns e abaixo de outros.

Tomemos o exemplo de uma classe escolar com quarenta alunos; menos de 10% dos alunos se destacam em todas as disciplinas, e um determinado grupo em apenas algumas matérias e outros outros alunos em nenhuma delas, isto é um fato. Os professores que ensinam nessa classe usam um simples giz para escrever no quadro negro, e muitos deles nem sabem como ele foi fabricado; e que dirá dos que utilizam computadores no seu dia a dia. E quase todos nós sequer compreendemos a tecnologia de um simples microchip!

Quero ressaltar que o “acúmulo de conhecimento” nem sempre se traduz num Q. I. acima da média, porque a inteligência superior vai além da capacidade de utilizar as informações acumuladas de maneira prática, e porque quem possui um Q. I. elevado sempre se destacará acima dos demais, pois tem aptidão natural para a ciência. A verdade é que a inteligência superior é aquela que consegue enxergar, entender e solucionar coisas que pessoas comuns não conseguem fazer.

Despindo-nos de todas as máscaras, temos que concordar que muito do que aprendemos, sabemos e usamos diariamente provém das descobertas científicas e de suas tecnologias, das quais nós não podemos provar, explicar ou reproduzir, e é por isso que aceitamos as informações que recebemos como verdades incontestáveis. Por exemplo, o ar que respiramos não se pode vê-lo ou tocá-lo, contudo podemos senti-lo, então, Lavoisier, e depois Cavendish, e mais tarde Ramsay descobriram que ele é composto de nitrogênio, oxigênio, gás carbônico, vapor de água e outros gases, porém a população em geral não pode reproduzir ou entender quase nada das experiências que esses cientistas realizaram para que suas teses fossem provadas.   

A conclusão é que há no mundo poucas pessoas com inteligência superior; “raros como o xenônio*”! Porém, a “grande massa” pensa que sabe alguma coisa, contudo ela é sábia somente aos seus próprios olhos, e dessa “sapiência ventral” surgem alguns arrogantes que, como papagaios, repetem as teses e as teorias absurdas lidas ou ouvidas de algum cientista como: “Ah! O universo é em sua maior parte matéria escura”; “a vida é fruto de mais de um bilhão de anos de evolução”; “o Big Bang deu origem as galáxias”; “a Terra tem cerca de quatro bilhões de anos”; “os dinossauros foram extintos há sessenta e cinco milhões de anos”...

*Xenônio é um gás raro na natureza, pode ser encontrado em pequenas proporções no ar atmosférico e a partir daí é isolado. Uma de suas aplicações é a iluminação.

OS FALSOS MESTRES.

“Os mestres receberão o mais duro juízo”.

Um macaco foi treinado para reagir a estímulos luminosos e assim apertar alguns botões toda vez que eles acendessem, cada vez que isso acontecia um petisco era dado ao animal. Muito bem! Depois disto, os adestradores puseram o macaco dentro de um foguete e o mandaram para o espaço. O animalzinho foi e voltou são e salvo de uma missão que parece fantástica para qualquer pessoa. Mas não havia nada de fantástico com o bicho, ele foi apenas treinado e a nave nem estava sob o seu controle.

Liderar é algo muito perigoso, porque quem lidera sabe que está à frente de outros para conduzi-los, e se esse líder for movido por gananciosos interesses pessoais e não pelos anseios do grupo, os guiados serão usados por ele como massa de manobra para alcançar as suas ambições. É por isso que Tiago diz: “Não queirais ser mestres, porque os mestres receberão o mais duro juízo” (Tiago 3:1). Paulo também advertiu: “Se anuncio o Evangelho não tenho que me gloriar, pois me é imposta esta obrigação, e ai de mim se não o fizer” (1 Cor. 9:16). Jesus também fez referência aos maus líderes assim: “Se um cego guiar outro cego, ambos cairão na cova” (Mateus 15:14). Destarte, o mundo caminha a passos largos para a sua destruição, pois a humanidade segue os sábios eleitos dentre os homens segundo as suas próprias concupiscências (2 Timóteo 3:13; 1 João 4:5). 

“Porque, vede irmãos, a vossa vocação, que não são muitos os sábios segundo a carne, nem muitos os poderosos, nem muitos os nobres que são chamados” (1 Coríntios 1:26). 

Ouvi meus amados irmãos: Porventura não escolheu Deus aos pobres deste mundo para serem ricos na fé, e herdeiros do reino que prometeu aos que o amam? (Tiago 2:5).

“Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus” (Mateus 5:3). 

E toda a multidão procurava tocar-lhe, porque saía dele virtude, e curava a todos. E, levantando ele os olhos para os seus discípulos, dizia: Bem-aventurados vós, os pobres, porque VOSSO É O REINO DE DEUS (Lucas 6:19,20).

Amigos! Quem dentre vocês ainda pensa que a sabedoria do mundo pode desvendar os mistérios de Deus? Quem ainda pode crer que Deus chamou os sábios dentre os homens para por meio deles anunciar a Sua salvação?

Alguns argumentarão que Barnabé, Paulo, Lúcio de Cirene, Manaém, colaço* do tetrarca Herodes e Simeão, o Níger; eram “doutores” e profetas na Palavra em Antioquia (Atos 13:1). Sim! Paulo e Barnabé eram homens instruídos na Lei e nos Profetas, sendo que Barnabé era um levita e Paulo antes de conhecer a verdade foi fariseu, um “doutor da Lei” instruído por Gamaliel. Mas que por ocasião da conversão ao Evangelho, Barnabé vendeu um campo que possuía e trouxe a soma aos pés dos apóstolos (Atos 4:36,37) em sinal se submissão (*); e Paulo considerou tudo o que era e possuía como refugo, lixo, escória, e como perda para ganhar a Cristo (Filipenses 3:8).

*Colaço – irmão de criação, isto é, não do mesmo sangue, mas amamentado no mesmo peito.

(*) Os levitas eram os responsáveis por receber os dízimos dos filhos de Israel, visto que eles não possuíam herança na terra, ou seja, herdades agrícolas para produção de alimentos e criação de gado. Eles não pagavam dízimos, mas recebiam-nos. No gesto de alguém ofertar ou dizimar a outro alguém está a seguinte figura: “o menor oferta ou paga dízimos ao maior; o maior recebe a oferta ou dízimo do menor; o menor é abençoado pelo maior” (Hebreus 7:1-7). Portanto, quando Barnabé vende seu campo, sua herdade, traz o seu preço e o deposita aos pés dos apóstolos, ele está reconhecendo a superioridade do sacerdócio de Cristo, e que o menor oferta ao maior, e o maior abençoa o menor (Hebreus 7). Uma figura disso são as autoridades constituídas que recebem os impostos; nós pagamos tributos aos poderes de nosso país porque eles estão acima de nós (Romanos 13:1-7).  

Não sou ignorante, sei e creio que a Igreja é um corpo e, como tal, possui vários membros, sendo diferentes uns dos outros, mas dependentes entre si. O que enfatizo é que os instruídos não devem se estribar no seu entendimento, e que os ricos não devem confiar em seus tesouros, mas que ambos se gloriem em humilhar-se ante o Senhor, o qual exalta os humildes e abate os soberbos (Salmos 147:6; Provérbios 3:5; Tiago 1:9,10 e cap. 4:6).

O Senhor usa quem Ele quer e do modo que quer. Assim como Ele “encheu” da Sua Palavra a boca do indouto apóstolo Pedro no dia de Pentecostes, para anunciar o Evangelho e converter quase três mil almas, também usou o letrado apóstolo Paulo como Seu arauto diante dos reis e príncipes do mundo de então.

“Destruindo conselhos e levando cativo todo o entendimento a Cristo”. Porque neste tempo que ainda nos resta para vivermos na carne, não militaremos mais segundo a carne, porque as nossas armas não são carnais, mas espirituais. (2 Cor. 10:3-5).

Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus. Porque está escrito: Destruirei a sabedoria dos sábios, E aniquilarei a inteligência dos inteligentes. Onde está o sábio? Onde está o escriba? Onde está o inquiridor deste século? Porventura não tornou Deus louca a sabedoria deste mundo? Visto como na sabedoria de Deus o mundo não conheceu a Deus pela sua sabedoria, aprouve a Deus salvar os crentes pela loucura da pregação. (1 Coríntios 1:18-21).

Este é o poderoso conselho de Deus.

Ev. Levi.             

Nenhum comentário:

Postar um comentário