MANANCIAL

MANANCIAL
"Jardim fechado és tu, minha irmã, esposa minha, manancial fechado, fonte selada". (Cânticos 4:12)

quinta-feira, 1 de setembro de 2016

DÃ É JUIZ.

No capítulo quarenta e nove de Gênesis que descreve as bênçãos proféticas de Jacó aos seus filhos, lemos a referente ao seu filho Dã que diz assim: “Dã julgará” seu povo como uma das tribos de Israel. “Dã será serpente” “junto ao caminho”, uma víbora junto à vereda, que “morde os talões” do cavalo e “derruba o seu cavaleiro por detrás”. A “tua salvação” espero, ó Senhor (Gên. 49:16-18). 

Quando Raquel, mulher de Jacó, viu que Léia tinha filhos a e ela não, resolveu então entregar sua serva Bila para coabitar com seu esposo a fim de ter filhos por meio dela. E quando Bila concebeu e deu à luz, Raquel chamou a criança de Dã, e disse: “Deus me julgou”... (Gên. 30:1-6). Portanto, nome Dã vem de “julgar”, por isso Dã é “juiz”.

Voltando à bênção de Jacó ao seu quinto filho, devemos ponderar que se trata de uma profecia, portanto se faz necessário a interpretação bíblica dessa profecia que usa termos como: “julgará seu povo”, “será serpente”, “junto ao caminho”, “víbora junto à vereda”, “morde os talões”, “derruba o seu cavaleiro”, “a tua salvação espero”. Juntando todos estes “itens” fica mais fácil entender ou decifrar o mistério escatológico da bênção de Jacó.

1. Dã julgará o seu povo como uma das tribos de Israel:

a. Sansão era danita e foi um juiz de Israel; ele julgou as tribos israelitas por vinte anos (Juízes 13:2-5,24, 16:31);

b. O Sinédrio, apesar de não ser composto de danitas, julgava o povo como uma das tribos de Israel, e foi esse conselho judicial de Israel que julgou e condenou a Jesus por blasfêmia (Mateus 26:57-66).

2. Dã (o juiz) será serpente junto ao caminho, uma víbora junto à vereda:

a. Raça de víboras! Exclamou João Batista. Porque muitos dos saduceus (linhagem sacerdotal) e dos fariseus (escribas e doutores da Lei), os quais eram integrantes do Sinédrio, vinham ao seu batismo, mas sem arrependimento sincero em seus corações (Mat. 3:7; confira com o cap. 23:33-35),

b. Voz do que clama no deserto: Preparai o “Caminho do Senhor”, endireitai as “Suas Veredas” (Isaías 40:3; Mateus 3:3);

c. Respondeu-lhe Jesus: “Eu Sou o Caminho”... (João 14:6)

d. O Senhor é o meu Pastor... Guia-me pelas “Veredas da Justiça”... (Salmos 23:1,3).

3. Que morde os talões do cavalo, e derruba o seu cavaleiro por detrás:

a. E porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência (raça de víboras – geração da serpente) e o seu descendente (Cristo Jesus). Este (Jesus) te ferirá a cabeça, e tu (a serpente) lhe ferirás o calcanhar (morde os talões do cavalo – traição) (Gênesis 3:15);

b.  Vós, porém, negastes o Santo e o Justo... Matastes o Autor da vida... Jesus Cristo, o Nazareno, a quem vós crucificastes... Este Jesus é a pedra rejeitada por vós, os edificadores... Jesus, a quem vós matastes, pendurando-o num madeiro... Deus o exaltou a “Príncipe e Salvador” (Atos 3:14,15, cap. 4:10,11 e cap. 5:30,31) – E derruba o “cavaleiro” (o Príncipe) por detrás.

4. A tua salvação espero, ó Senhor!

... Porém Deus O ressuscitou dos mortos, rompendo os grilhões da morte, porque não era possível que Ele fosse retido por ela (Atos 2:24 e 32, 3:15, 4:10 e 5:30).

“Mas Ele foi ferido pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniquidades, o castigo que nos traz a paz estava sobre Ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados” (Isaías 53:5).

L. M. S.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário