MANANCIAL

MANANCIAL
"Jardim fechado és tu, minha irmã, esposa minha, manancial fechado, fonte selada". (Cânticos 4:12)

sexta-feira, 12 de agosto de 2016

BEN ADAM – FILHO DO HOMEM.

Já procurei nos dicionários bíblicos, já procurei na internet e também na opinião de alguns entendidos das Escrituras, mas nunca encontrei uma resposta satisfatória para esta pergunta: “Por que Jesus refere a si mesmo como Filho do Homem”?

Recentemente estudei os primeiros capítulos de Gênesis e lá compreendi que a promessa de Deus destruir Satanás através de um dos descendentes de Adão e Eva (Gên. 3:15) ficou vívida na mente deles e, portanto, eles esperavam que a profecia se  cumprisse ainda nos seus dias para serem vingados do engodo da serpente.

Eva, ao dar à luz seu primogênito, pensou que o “vingador” enviado por Deus havia nascido, pois ela mesma disse: “Alcancei um varão com auxílio do Senhor” (Gên. 4:1); e o nome de Caim tem o significado de “possessão” ou “aquisição”. Mais tarde, na idade adulta, o próprio Caim achou isso e, ensoberbecido, ofereceu “do fruto da terra” o “fruto do seu trabalho”, pois era agricultor; talvez ele tenha pensado consigo mesmo: “Eu sou o descendente da mulher, eu sou o escolhido por Deus para ferir a cabeça da serpente”. Mas Deus não se agradou nem dele e nem da sua oferta, mas atentou para Abel e seu sacrifício, porque o Senhor olha para o coração, visto que é o altar que santifica a oferta e não o contrário (Mat. 23: 19). Por isso, invejoso de seu irmão, o matou. Depois destas coisas Eva concebe novamente de seu marido e dá à luz Sete, um filho conforme a imagem e semelhança de Adão, fato que renova as esperanças do primeiro casal de humanos.

A promessa de um “filho do homem”, de um “descendente de Adão” que derrotaria Satanás, percorre por toda a Escritura Sagrada – a Lei e os Profetas O anunciaram – mas ela não se realizou nos filhos de Sete, e não se cumpriu em Noé, pois pela corrupção de toda a humanidade, Deus mandou o dilúvio. Parecia que o diabo havia vencido mais uma vez.

Após o batismo do mundo, Deus abençoa Noé e seus filhos e a Palavra de Deus é revivida nos descendentes de Sem, depois em Abraão, em Isaque, em Jacó e em Israel (nação). Mas, decorridos quatrocentos de anos silêncio entre o Velho e o Novo Testamento, uma virgem concebe do Espírito Santo e dá à luz o “Emanuel”; e o anjo do Senhor lhe diz: “E porás o seu Nome Jesus, porque ELE SALVARÁ O MEU POVO DOS SEUS PECADOS”.

Eis o porquê de Jesus referir-se como “Ben Adam”, o “Filho do Homem”; o filho esperado de Adão até Noé, de Sem até Abraão, de Isaque a Israel, dos juízes a Davi, dos profetas a João Batista; e este, sendo o último dos profetas, ao ver Jesus Cristo declarou: “Eis o Cordeiro de Deus”! (João 1: 36).

Alguns podem questionar minha afirmação acima, porque dizem que da “semente da mulher” nasceria o Cristo, isto é, sem a semente do homem, porém o apóstolo Paulo, em 1 Cor. 11:12, diz que assim como a mulher provem do homem, o homem nasce da mulher, mas tudo vem de Deus; Eva foi criada a partir de Adão, então a semente dele estava nela e em todos os que deles  descenderam, contudo, no ventre de Maria, o sêmen corrupto dos filhos de Adão foi substituído pela semente incorruptível de Deus, visto que o “Ente Santo” gerado era do Espírito Santo (Mateus 1: 20; Lucas 1: 35).  

O primeiro homem, Adão, é terreno, o segundo homem, Cristo, é do céu; não o primeiro espiritual, senão natural; assim como trouxemos a imagem do natural (Adão) traremos também a imagem do celestial (Cristo) (1 Cor. 15: 46-49).

Deixemos de apenas “arranhar” a superfície das Escrituras, pois o Espírito Santo tem muito mais a ensinar do que aquilo que a mera visão humana pode alcançar.

L. M. S. 

Um comentário: