MANANCIAL

MANANCIAL
"Jardim fechado és tu, minha irmã, esposa minha, manancial fechado, fonte selada". (Cânticos 4:12)

sábado, 20 de agosto de 2016

AINDA HÁ SACERDOTES?

É certo que na Nova Aliança, o sacerdócio não está mais restrito a uma classe, pois todos os crentes são feitos em Cristo o reino e sacerdotes para Deus Pai (Apoc. 1: 6). Porém, Deus ainda conservou na Igreja os “ministros da Palavra” visando o aperfeiçoamento dos santos (Ef. 4: 11-14). Estes ministros são as “juntas e ligaduras” do Corpo do Senhor (Col. 2:19) para que os Seus membros sejam bem ajustados e assim cresçam para a glória de Deus.

Números capítulo dezoito trata dos deveres e direitos dos sacerdotes de Israel e pode servir de parâmetro no que concerne à vida ministerial do Evangelho. Uma das coisas que tem peso sobre os que ministram a Palavra ao rebanho de Deus é o ensino correto das Escrituras Sagradas, pois se este ensino for enganoso, pior será para quem o ministrar, visto que os mestres receberão o mais duro juízo (Tiago 3:1), assim como está escrito que Arão e seus filhos levariam a “iniquidade do santuário” e do sacerdócio (Números 18: 1), porque os lábios do sacerdote devem guardar o conhecimento, e da sua boca devem os homens buscar a lei, porque ele é o mensageiro do Senhor dos Exércitos (Malaquias 2:7).

Arão e seus filhos atenderiam a tudo referente ao altar e ao que estava além do véu, porque este era o seu serviço, o sacerdócio, o qual Deus lhes entregara por ofício como dádiva (Núm. 18: 7). Assim como eles comiam do que se oferecia no altar, das ofertas dos filhos de Israel, também os ministros que cuidam das ovelhas do Senhor, podem participar do que os crentes ofertam, porém a Escritura diz: “No lugar santíssimo o comerás”... (verso 10); isto quer dizer: nunca nos prazeres mundanos, nunca no conforto terreno, mas no labor da obra evangélica; pois também diz a mesma Escritura: “Na sua terra herança nenhuma terás e no meio deles nenhuma porção terás. Eu Sou a tua porção e a tua herança”... (verso 20). E o verso 11 do mesmo capítulo acrescenta: “Todo o que estiver limpo na tua casa a comerá”.

O obreiro fiel a Cristo é digno do seu salário. Salário na Bíblia quer dizer jornal (Mat. 20: 8), o sustento para um dia de serviço que supra as necessidades materiais; portanto, quem quer ser um ministro do Senhor deve acomodar-se a uma vida simples e não dar escândalos ao Evangelho de Cristo.

Aqueles que reinam no mundo vivem para si mesmos e não para Deus, porque o Reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, paz e alegria no Espírito Santo (Rom. 14: 17), mas os que querem ser ricos no mundo cometem suicídio espiritual, pois caem nas tentações da carne e em laço satânico, e também em muitas concupiscências loucas e nocivas as quais submergem os homens na perdição e ruína, porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores (1 Tim. 6: 9,10).

O MANÁ DEVE SER COLHIDO TODOS OS DIAS (Êxodo 16: 4,14-21).

A colheita do Maná era feita diariamente conforme a necessidade de cada um; uns mais outros menos, não sobrava ao que colhia muito, nem faltava ao que pouco colhia. A interpretação deste símbolo é que cada crente colhe do “Pão do Céu” e da “provisão divina”, segundo a sua necessidade e segundo a medida da fé (Ef. 4: 7,13); o Senhor mesmo disse que o Pão que lhes dava a comer, os provaria se andavam conforme a Sua Lei (verso 4). Na oração do “Pai Nosso” Jesus nos ensina que Deus nos dá o pão suficiente para cada dia (Mat. 6: 11; Lucas 11: 3), não é para sobejar, pois o maná se fosse colhido além do que cada um podia comer, o que sobrava na manhã seguinte criava bichos e cheirava mal (verso 20).

No contexto espiritual o crente fiel deve comer do Pão do Céu (que é Cristo) todos os dias para ter a vida em si mesmo (João 6: 53). É certo que os meninos comem “porções” menores que os adultos, assim também se dá com a fé cristã, as crianças espirituais recebem porções diferentes dos adultos na fé, porém todos devem se alimentar de Cristo Jesus, uns para crescer Nele, outros para se manter Nele e todos para serem aperfeiçoados Nele (Ef. 4: 13).

... “Como está escrito: Ao que muito colheu, não sobrou; e ao que pouco colheu, não faltou” (2 Coríntios 8: 15).

L. M. S.

               

Nenhum comentário:

Postar um comentário