MANANCIAL

MANANCIAL
"Jardim fechado és tu, minha irmã, esposa minha, manancial fechado, fonte selada". (Cânticos 4:12)

domingo, 31 de julho de 2016

E OS FILHOS DE DEUS OLHARAM PARA AS FILHAS DOS HOMENS.

Andarão dois juntos se não estiverem de acordo? (Amós 3:3).

Gênesis cap. 6 é, sem querer fazer um trocadilho, o divisor de águas na história dos antediluvianos, pois nele se pode entender a causa da corrupção total gênero humano. Os seus versos iniciais dizem que por se multiplicarem os homens sobre a face da Terra e lhes nascerem filhas, os filhos de Deus “viram” que as filhas dos homens eram formosas, e as tomaram como esposas. Então entendemos claramente que a corrupção geral da raça humana se dá pela sedução dos homens tementes a Deus que foram atraídos pelas belas filhas dos homens, visto que até aquele ponto ainda existia uma diferença entre luz e trevas, entre figos e abrolhos, entre vides e espinheiros, entre água doce e amargosa, entre os filhos de Deus e os filhos dos homens.

É preciso notar que a completude da carne do homem se dá na mulher, pois ela é osso dos seus ossos e carne da sua carne, é chamada de varoa porque do varão foi tomada, e porque deixará o homem seu pai e sua mãe e unir-se-á a sua esposa, e serão ambos uma carne (Gênesis 2: 21-24). 

Portanto o desejo carnal do homem se satisfaz na mulher, por isso Deus disse à mulher: “... o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará” (Gênesis 3: 16). Sendo assim, fica evidente a atração natural que existe nos homens pela beleza feminina, a qual impulsiona o mundo masculino às muitas empreitadas na busca pela sua satisfação sexual na mulher.

Outra coisa importante observada na história de Adão e Eva com relação à sua queda, é que os “seus olhos” se abriram somente quando Adão comeu do fruto proibido; veja: E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; TOMOU DO SEU FRUTO, E COMEU, E DEU TAMBÉM A SEU MARIDO, E ELE COMEU COM ELA. ENTÃO FORAM ABERTOS OS OLHOS DE AMBOS, e conheceram que estavam nus; e coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais. (Gênesis 3: 6,7).

Se Adão não tivesse comido o fruto com ela, o pecado da desobediência não se teria consumado, isto é algo para se meditar.

A atração e afeição chegam, algumas vezes, à beira da irracionalidade, isto fica evidente na comoção do homem pelo choro de uma mulher, assim como Sansão que revelou seu enigma à sua esposa por causa dela o importunar durante sete dias chorando aos seus ouvidos (Juízes 14: 16,17). Aliás, Sansão é um bom exemplo da fraqueza masculina aos atributos femininos, pois ele foi enganado pela mulher que tomou para si, sabendo que ela descendia de um povo inimigo (Juízes 13: 1; 14: 1,2), e sendo ele um nazireu designado por Deus para ser santo (Juízes 13: 5), deitou-se com uma prostituta (Juízes 16: 1) e depois disso afeiçoou-se à Dalila, e revelou-lhe o segredo de sua grande força, ato que antecedeu a sua ruína (Juízes 16: 17-21).

Outro fato narrado nas Escrituras que denotam o desvio de um homem por causa da mulher, neste caso específico, "mulheres"; é a vida de Salomão, o qual amou muitas mulheres estrangeiras e as desposou. Elas perverteram o seu coração fazendo-o curvar-se aos deuses dos pagãos. O rei mais sábio da história tornou-se insensato ao se deixar seduzir pelas beldades moabitas, edomitas, heteias, sidônias e amonitas.

E o rei Salomão AMOU MUITAS MULHERES ESTRANGEIRAS, além da filha de Faraó: moabitas, amonitas, edomitas, sidônias e heteias, das nações de que o Senhor tinha falado aos filhos de Israel: NÃO CHEGAREIS A ELAS, E ELAS NÃO CHEGARÃO A VÓS; DE OUTRA MANEIRA PERVERTERÃO O VOSSO CORAÇÃO PARA SEGUIRDES OS SEUS DEUSES. A estas SE UNIU SALOMÃO COM AMOR. E tinha setecentas mulheres, princesas, e trezentas concubinas; e SUAS MULHERES LHE PERVERTERAM O CORAÇÃO. Porque sucedeu que, no tempo da velhice de Salomão, SUAS MULHERES LHE PERVERTERAM O CORAÇÃO PARA SEGUIR OUTROS DEUSES; e o seu coração não era perfeito para com o Senhor seu Deus, como o coração de Davi, seu pai, porque Salomão seguiu a Astarote, deusa dos sidônios, e Milcom, a abominação dos amonitas. (1 Reis 11: 1-5).

ENGANOSO É O CORAÇÃO DO HOMEM; QUEM O CONHECERÁ?

Acabe rei de Israel (reino do norte – Samaria) foi um homem controlado por sua perversa mulher Jezabel, filha do rei Etbaal, e princesa dos sidônios, a qual ele desposou em aliança com Sidom. Jezabel tornou-se o braço por traz do trono em Samaria, e Acabe, seguindo pelo mesmo caminho de Jeroboão, e encantado pelas peculiaridades de sua esposa, erigiu casa e altar a Baal estabelecendo o seu culto em Israel (1 Reis 16: 31,32). Apesar de Acabe ser um homem dividido entre as profecias de Elias e a beleza de Jezabel, ele escolheu deixar que sua esposa comandasse o seu reino como bem quis (1 Reis 18; 19: 1-3).

E sucedeu que, vendo Jorão a Jeú, disse: Há paz, Jeú? E disse ele: Que paz, enquanto as prostituições da tua mãe Jezabel e as suas feitiçarias são tantas? (2 Reis 9: 22).

Jezabel era mulher perita na arte da sedução, de tanto que até no Livro do Apocalipse ela é citada na carta à Igreja de Tiatira, como símbolo da corrupção dos servos de Deus por seus ensinos e enganos; ensinos estes que levam os crentes a comungar da idolatria e da prostituição (Apoc. 2: 20-22). Mas também no Livro dos Reis de Israel vemos sua má intenção mais evidente, quando Jezabel pinta seus olhos, adorna seus cabelos e olha pela janela para tentar atrair Jeú. No entanto, ele não se deixou cair pela sua artimanha, mas ordenou os eunucos que a atirassem pela janela, e ela, lançada ao chão, foi atropelada por seu carro (2 Reis 9: 30-33).  

Outra curiosidade de Gênesis relaciona-se com a idade que dos filhos de Deus (geração de Sete até Noé) geraram filhos. Vejamos: Sete viveu 105 anos e gerou a Enos, que viveu 90 anos e gerou Cainã, que viveu 70 anos e gerou Maalaleel, que viveu 65 anos e gerou a Jerede, que viveu 162 e gerou Enoque, que viveu 65 anos e gerou Matusalém, que viveu 187 anos e gerou a Lameque, que viveu 182 anos e gerou Noé, que viveu 500 anos e gerou Sem, Cam e Jafé.   

Estas são as gerações de Noé. Noé era homem justo e “perfeito em suas gerações”; Noé andava com Deus. (Gênesis 6: 9).   

Gênesis (cap. 5) nos mostra a linhagem dos filhos de Deus, e no cap. 6 está o relato da corrupção pela mistura entre gerações de filhos de Deus e dos homens, mas também lemos ali que havia uma geração não corrompida, a geração de Noé. O texto diz que Noé era “perfeito” em suas gerações (em outras traduções: íntegro = inteiro, completo, incorruptível), isto porque Sete, Enos, Cainã, Maalaleel, Jerede, Enoque, Matusalém, Lameque e Noé esperaram muitos anos até que houvesse mulheres tementes a Deus para desposá-las, diferentemente de seus irmãos que não se guardaram, mas cobiçaram para as formosas filhas dos homens e tomaram-nas para si. Deste ato carnal a humanidade toda se corrompeu, porque embora os pais pertencessem à geração eleita, as mães não. A Bíblia diz que dessa união surgiram os “valentes” da antiguidade, homens de fama, e a Terra encheu-se de violência (Gênesis 6: 4,5).  A decepção do Senhor Deus é visível quando Ele diz em Gênesis 6:3 assim: “Não permanecerá para sempre o Meu Espírito com o homem, pois ele é carnal...”

“Não vos prendais a um jugo desigual com infiéis" (2 Cor. 6: 14) quer dizer: não se unam com quem não comunga da mesma fé. Não deis aos cães as coisas santas e não jogueis aos porcos as vossas pérolas, para que eles não as pisem com os pés, e voltando-se não vos despedacem (Mateus 7: 6). “O temor do Senhor é o princípio da sabedoria” (Provérbios 9: 10). Ler as Escrituras sem esse “temor”, sem esse princípio, será como brincar com “a serpente”; sabem por quê? Porque Eva sabia do mandamento de Deus, mas sem conservar o “princípio da sabedoria”, ela aceitou uma segunda opinião. Parecem claros estes versos agora?

L. M. S.                                            

Nenhum comentário:

Postar um comentário