MANANCIAL

MANANCIAL
"Jardim fechado és tu, minha irmã, esposa minha, manancial fechado, fonte selada". (Cânticos 4:12)

domingo, 31 de julho de 2016

COMO RESSUSCITAM OS MORTOS? E EM QUE CORPO ELES VÊM? (1 Cor. 15: 35).

Corpos celestes e corpos terrestres (verso 40)

Eclesiastes 12: 7 diz que o pó (carne) volta ao pó, como era antes de ser carne, e o espírito volta a Deus, pois o “fôlego” (espírito) de vida do homem foi dado por Deus quando Ele soprou nas narinas de Adão e este veio a ser alma vivente (Gên. 2). Bem! No cap. 3 de Eclesiastes está escrito que os “filhos dos homens” são como animais em si, que eles têm o mesmo fôlego de vida e vão todos ao mesmo lugar. Veja que quando Salomão usa a expressão “filhos dos homens”, ele está se referindo à geração dos que não temem a Deus, pois são os filhos dos homens que pervertem o direito e praticam as injustiças (no lugar do juízo havia impiedade e no lugar da justiça, iniquidade – verso 16) por isso a porção deles nesta vida é de “alegrarem-se” na embriaguez, na prostituição, na pornografia, nos vícios, nas violências, nas mentiras, no ódio, nos rancores, nas más intenções, nas palavras torpes e nos escárnios, pois eles andam e vivem nos caminhos da morte e não possuem herança para a vida eterna com Deus.

Se compararmos Ecl. 3: 15-22 com Gênesis 6: 1-7,11-13,17; entenderemos o porquê da expressão “filhos dos homens” no Livro do Pregador. Sendo assim, todos vão para o mesmo lugar: do pó ao pó; ou seja, no sangue dos animais está a sua “alma” (vida) e quando morre um destes seres viventes, tanto a sua carne quanto o seu sangue desce ao pó; no homem a sua vida está no seu espírito e na sua alma, pois os animais foram feitos alma vivente pela Palavra de Deus, mas o homem tornou-se alma vivente pelo “sopro” de Deus (Gên. 1: 20-24), então quando morre um dos “filhos dos homens”, o sopro de Deus (espírito) volta a Deus, mas sua alma desce com a sua carne ao pó (terra – inferno – hades), a carne se desfaz no pó e a alma vê a sua corrupção.

Depois da queda de Adão, ele e sua mulher geraram Caim e Abel. Caim matou seu irmão e por isso Deus lhe pôs uma “marca” a qual definiu toda a sua descendência, a saber, a linhagem dos “filhos dos homens”. Após isso, Eva concebe de seu marido e dá a luz a Sete, este mais tarde gera Enos e daí eles começam a invocar o Nome do Senhor, portanto destes saem os descendentes piedosos, a linhagem dos “filhos de Deus” (Gênesis 4: 1,2,8,11,15,16,25,26).

Quando se diz que a partir de Enos se começou a invocar o Nome do Senhor, importa-nos entender que Deus é Espírito e que só O adoraremos verdadeiramente no espírito (João 4: 24), pois o Seu “sopro de vida” permanece em nós desde Adão e este “fôlego de vida” é a ligação entre o homem e Deus, isto é, este “elo” (espírito) é o que nos torna semelhantes ao Pai (Façamos o homem à nossa imagem, “conforme a nossa semelhança” – Gên. 1: 26). Então a descendência piedosa de Sete conservou em si mesmo o fôlego de Deus preservando o espírito doado pelo Criador ao primeiro homem. E foi desta maneira que eles puderam invocar o Nome do Senhor.

Caim e seus filhos quebraram o elo que os ligava ao Senhor e não preservaram neles o “fôlego de Deus”, antes, eles anularam esse “contato” com o Criador entregando-se ao pecado, pois a Bíblia diz que Caim “retirou-se” da presença do Senhor (Gên. 4: 16) e a seguir temos a descrição de sua linhagem até a 5ª geração, a de Lameque, homem bígamo, homicida e blasfemo (versos 19,23,24). Eis os frutos dos filhos dos homens: cardos e espinhos (Gên. 3: 18).

Hebreus 6: 8. Mas a terra que produz espinhos e abrolhos é reprovada, e perto está da maldição; o seu fim é ser queimada.

Mateus 7: 16. Por seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos?

OS PECADOS DE LAMEQUE.

BIGAMIA – A bigamia é desobediência a Deus, pois contraria o que foi estabelecido em Gên. 2: 18-24 (deixará o homem seu pai e sua mãe e unir-se-á a sua mulher e ambos serão uma só carne – Mat. 19: 5).

HOMICÍDIO – Sendo descendente de um homicida, Lameque fez o que lhe é próprio, e se Caim, seu ancestral, matou um homem, ele, Lameque matou dois, um por feri-lo e outro por pisá-lo. Os medos de Caim se cumpriram nos seus descendentes: “Eis que hoje me lanças da face da terra, e da tua face me esconderei; e serei fugitivo e vagabundo na terra, E SERÁ QUE TODO AQUELE QUE ME ACHAR, ME MATARÁ” (Gên. 4: 14). Uma geração de homicidas, a geração dos filhos dos homens.

BLASFÊMIA – Somente os que são de Deus compreendem as coisas de Deus, pois o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido, mas aqueles que não têm o Espírito de Deus não podem discernir Sua Palavra, visto que o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parece loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente (1 Cor. 2:14,15). Assim é a Palavra de Deus na boca e no entendimento daqueles que não “nasceram de novo”, naqueles que não nasceram da água e do Espírito (João 3:1-21). Lameque deturpou a sentença que Deus determinou a Caim justamente porque o espírito de vida do Criador, o elo, o contato com Deus estava “inerte” nele e por isso ele não entendeu a Palavra do Senhor. “Como o espinho que entra na mão do bêbado, assim é o provérbio na boca dos tolos” (Provérbios 26: 9).

Precisamos entender uma coisa, são as obras que definem ou manifestam quem é quem. É pelo “fruto” que se conhece a árvore; espinheiro não dá uvas, abrolhos não produzem figos; por isso a fé sem as obras é morta, pois é uma falsa fé, da boca prá fora, proclamada, mas não praticada; anunciada, mas não vivida. Nem todo o que chama Jesus Cristo de Senhor o faz de coração, porém aquele que o faz verdadeiramente, O glorificará com as boas obras da fé. Simples assim!

TEMEI AQUELE QUE PODE FAZER PERECER A ALMA E O CORPO NO INFERNO (Mateus 10: 28).

Jesus disse para não temer os matam o corpo carnal, mas não podem destruir a alma, porém nós devemos temer a Deus que pode fazer as duas coisas, matar a carne e fazer perecer eternamente no inferno o corpo e a alma do homem. O autor da Epístola Aos Hebreus escreveu que nós não somos daqueles que retrocedem para a perdição, mas dos que creem para a “conservação” da alma (Hebreus 10: 39).

Paulo também nos diz em sua epístola que tanto o espírito como a alma e o corpo daqueles que têm fé em Jesus serão “guardados” irrepreensíveis para o dia da vinda de Cristo (1 Tessalonicenses 5: 23). Então podemos entender que os ímpios na ressurreição dos mortos não terão um corpo trino (espírito, alma e corpo), mas apenas suas almas (corpo e alma corrompidos) separadas de Deus e condenadas ao sofrimento eterno; contudo, os justos terão um corpo glorificado onde o espírito a alma e o corpo serão ressurretos irrepreensíveis, santos e puros, à imagem de Cristo Jesus o nosso Senhor. Amém!

L. M. S.


Nenhum comentário:

Postar um comentário