MANANCIAL

MANANCIAL
"Jardim fechado és tu, minha irmã, esposa minha, manancial fechado, fonte selada". (Cânticos 4:12)

sexta-feira, 21 de agosto de 2015

VOZ DO QUE CLAMA NO DESERTO


VOZ DO QUE CLAMA NO DESERTO PREPARAI O CAMINHO DO SENHOR

JESUS DISSE QUE SE CONHECE A ÁRVORE PELOS SEUS FRUTOS, POIS NÃO HÁ ÁRVORE MÁ QUE DÊ BONS FRUTOS E NÃO HÁ ÁRVORE BOA QUE DÊ FRUTOS MAUS, PORTANTO PELOS SEUS FRUTOS OS CONHECEREIS (MATEUS 7). EM APOCALIPSE 11:3 DIZ QUE AS TESTEMUNHAS DE CRISTO QUE RECEBERAM DO SEU PODER ESTÃO COM VESTES FEITAS DE SACO, SENDO ESTA VESTIMENTA UM SÍMBOLO DE LUTO, AFLIÇÃO, DESAPEGO ÀS COISAS DO MUNDO, HUMILHAÇÃO E REJEIÇÃO. JOÃO BATISTA FOI UM TIPO PERFEITO DE UMA VERDADEIRA TESTEMUNHA DE CRISTO, POIS NÃO VIVIA EM PALÁCIOS, MAS LONGE DA CIVILIZAÇÃO, NÃO SE VESTIA COM VESTES FINAS, MAS DE SACO, NÃO PREGAVA NO TEMPLO, MAS CLAMAVA NO DESERTO, NÃO ARREBANHAVA NEM BATIZAVA MULTIDÕES, MAS SOMENTE OS QUE PRODUZIAM VERDADEIROS FRUTOS DO ARREPENDIMENTO PARA COM DEUS. PORTANTO, PELOS SEUS FRUTOS OS CONHECEREIS.

L. M. S.

quinta-feira, 20 de agosto de 2015

OS FALSOS PROFETAS

A falsa testemunha não ficará impune e o que respira mentiras não escapará (Provérbios 19:5). 


A marca registrada de um falso profeta é sempre profetizar coisas que as pessoas querem ouvir (leiam Jeremias 28). Estes falsos "enviados" entendem bem da cobiça do coração humano (leiam Tiago 1:14-15) e sei que não ficarão impunes, pois são falsas testemunhas, em contrapartida, os que sorvem - respiram - as mentiras destes falsos profetas, também não escaparão por um simples motivo: eles erram por não conhecerem as Escrituras e nem o poder de Deus (Mateus 22:29). Toda a profecia deve ser julgada segundo as Escrituras e pelo padrão: exortação, consolação e edificação (1 Coríntios 14:3), isto é, se não houver estes três itens e se não estiver em conformidade com a Palavra de Deus, certamente não é de Deus. 

Há muitas coisas que poderiam ser esclarecidas com relação ao legítimo movimento pentecostal e aos legítimos dons do Espírito Santo, mas só duas observações se fazem necessárias. Em primeiro lugar: "ERRAIS POR NÃO CONHECERDES AS ESCRITURAS, NEM O PODER DE DEUS" (MATEUS 22:29), a segunda coisa é: "Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar" (1 Pedro 5:8). Satanás é um falsificador, pois ele é o pai da mentira, e todo crente que não vigia a sua vida na oração e na Palavra de Deus, fatalmente se tornará a sua presa e seu escravo.
L. M. S.  

terça-feira, 18 de agosto de 2015

OS DOIS LADRÕES E SUAS CRUZES.

Uma das passagens bíblicas que eu mais gosto desde a minha infância, está em Lucas 23: 39-43. Nela um dos ladrões que fora crucificado ao lado de Jesus, começa a pedir que Cristo desça da cruz e liberte-o dela, o outro, porém repreendendo-o, reconhece o Senhor como inocente, considera-se merecedor de sua condenação, e não pede isenção da sua cruz, mas apenas: "lembra-te de mim quando entrares no Teu Reino". Este é o melhor exemplo de arrependimento e conversão, pois nele não houve o sentimento de justiça própria a qual clama por exclusão dos sofrimentos na carne; o verdadeiro arrependimento não rejeita a cruz, mas toma-a; o coração verdadeiramente arrependido não se considera isento de culpa, mas culpado e digno de morte; o homem convertido não pede para Deus salvá-lo da sua cruz, mas apenas que se lembre dele no Seu Reino. 

Infelizmente há muitos evangélicos e protestantes que pensam como católicos, isto é, acham que o batismo é um sacramento indispensável para ser salvo. A culpa é dos que ministram por não ensinarem as Escrituras e também dos que recebem a ministração da Palavra por serem relapsos no estudo. Pedro diz que o batismo é uma "figura" do dilúvio, que ele não despoja a carne da imundície do pecado, mas a salvação está no despertar de uma "boa consciência" para com Deus e isto se traduz num coração contrito (arrependido) que, a partir de um sincero arrependimento, não pede nada, além disto: "Seja feita a Tua vontade". Amém! 

Alguns podem perguntar: Então o batismo é necessário? A resposta é "sim", se a pessoa crê de todo o seu coração que Jesus Cristo é o Filho de Deus e portanto arrepende-se de todos os seus pecados, pois o batismo é a confissão visível da sua fé Nele, mas se ainda há dúvidas não se deve batizar, pois a fé em Cristo não se manifestou no coração do ouvinte, porque batismo não lava pecado de ninguém, visto que a lavagem dos pecados é obra do sangue de Jesus a qual é alcançada mediante a fé no Seu sacrifício na cruz.  

L. M. S.

sexta-feira, 14 de agosto de 2015

OS QUARENTA DIAS ANTES DA ASCENSÃO DE JESUS CRISTO

Em Atos 1:1-9 está tudo o que precisamos saber sobre os quarenta dias após a ressurreição de Cristo: "Fiz o primeiro tratado, ó Teófilo, acerca de tudo que Jesus começou, não só a fazer, mas a ensinar, Até ao dia em que foi recebido em cima, depois de ter dado mandamentos, pelo Espírito Santo, aos apóstolos que escolhera; AOS QUAIS TAMBÉM, DEPOIS DE TER PADECIDO, SE APRESENTOU VIVO, COM MUITAS E INFALÍVEIS PROVAS, SENDO VISTO POR ELES POR UM ESPAÇO DE QUARENTA DIAS, E FALANDO DAS COISAS CONCERNENTES AO REINO DE DEUS. E, estando com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, que, disse ele, de mim ouvistes. Porque, na verdade, João batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias. Aqueles, pois, que se haviam reunido perguntaram-lhe, dizendo: Senhor, restaurarás tu neste tempo o reino a Israel? E disse-lhes: Não vos pertence saber os tempos ou as estações que o Pai estabeleceu pelo seu próprio poder. Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra. E, quando dizia isto, vendo-o eles, foi elevado às alturas, e uma nuvem o recebeu, ocultando-o a seus olhos". ... OU SEJA, JESUS PASSOU OS 40 DIAS DANDO INSTRUÇÕES AOS SEUS DISCÍPULOS QUE NÃO ERAM APENAS OS APÓSTOLOS, MAS SEGUNDO PAULO, CERCA DE MAIS DE QUINHENTOS. VEJA: "E que foi sepultado, e que ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras. E que foi visto por Cefas, e depois pelos doze (aqui Paulo faz referência a Matias que tomou o lugar de Judas provavelmente, Atos 1: 21-26). Depois foi visto, uma vez, por mais de quinhentos irmãos, dos quais vive ainda a maior parte, mas alguns já dormem também. Depois foi visto por Tiago, depois por todos os apóstolos" (1 Coríntios 15:4-7). Também em João 20:17, Jesus orienta à Maria Madalena que anuncie as novas aos seus irmãos e em Marcos 16:7, todos os seus discípulos são convocados para ir à Galiléia onde o Mestre apareceria. Portanto não há nenhum mistério nos quarenta dias que antecederam a ascensão de Cristo.

A grande estupidez da idolatria é direcionar a simples objetos, a honra que deve ser prestada exclusivamente a Deus. A verdadeira adoração nasce no espírito do homem pelo Espírito de Deus, e não nas coisas visíveis, pois a fé não é pelo que se vê, a fé crê no invisível; e: "Bem-aventurados os que não viram e creram" (João 20:29). L. M. S.

sábado, 8 de agosto de 2015

A FÉ QUE CONDENA O MUNDO.

Que concórdia tem Cristo com belial? Que comunhão tem a luz com as trevas? Que acordo há com o santo e o profano? Que igualdade existe entre o piedoso e o ímpio?...(2 Coríntios 6:14,15).

Iniciando este texto com estas perguntas tento focar as atenções para o título e assim pergunto: Temos hoje uma fé que pode condenar o mundo, ou temos uma fé amiga do mundo?

A Bíblia nos diz que Noé sendo divinamente avisado das coisas que aconteceriam, mesmo sem poder visualizá-las ele creu e, movido de santo temor, preparou uma arca para sua salvação e de sua família e por meio dela, da arca, a obra da sua fé, o mundo antigo foi condenado (Hebreus 11:7).

Tiago escreveu que qualquer que quiser ser amigo do mundo, constitui-se inimigo de Deus (Tiago 4:4). Não há meio termo, pois o Espírito que habita em nós tem ciúmes e não aceita dividir-nos com as trevas (Tiago 4:5, Ezequiel 8).

No capítulo oito do Livro de Ezequiel, o Espírito Santo mostra ao profeta as abominações que os habitantes de Jerusalém estavam fazendo: adoravam falsos deuses, os anciãos queimavam-lhes incenso, as mulheres choravam por Tamuz e os homens com seus rostos voltados para o oriente e de costas para o templo, eles cultuavam o sol. Não é este quadro familiar às igrejas de hoje?

Certo dia eu li um artigo sobre um pastor e um padre que, "para ficar bem na foto”, lavaram os pés de alguns filhos de belial: “É para acabar com a imagem da intolerância religiosa”; disseram eles...
Muitos líderes cristãos, no intuito de conciliar a luz com as trevas, passaram a cultuar abominações no seio eclesiástico, e isso tudo para mostrar ao mundo uma igreja tolerante, moderna e adequada aos anseios da população; mas não aos anseios de Deus.

“SEDE SANTOS POR QUE EU SOU SANTO” (1 Pedro 1:16, Levítico 19:2).  Acho que nos esquecemos deste mandamento.

Uma das advertências em Apocalipse é esta: Tenho contra ti que TOLERAS Jezabel, mulher que se diz profetiza, que ensina e seduz meus servos a comer coisas sacrificadas aos ídolos e a se prostituir, tens aí os que seguem a doutrina de Balaão, o qual ensina como colocar tropeços diante dos filhos de Israel para que comam coisas sacrificadas aos ídolos e se prostituam, tens também a doutrina dos nicolaítas a qual Eu odeio (cap. 2:6,14,15,20).

NÃO SABEIS QUE UM POUCO DE FERMENTO LEVEDA TODA A MASSA? (1 Coríntios 5:6).   

É interessante como as pessoas decoram um versículo e fazem dele um jargão para justificar a apatia espiritual e a tolerância com o pecado no meio cristão, refiro-me ao verso um de Mateus capítulo sete que diz: "Não julgueis para que não sejais julgados"; os tais esquecem-se que, em contrapartida, Jesus ensina em João 7:24 que não se deve fazer um julgamento temerário, isto é, irresponsável e sem um parâmetro, ou seja, todo o juízo deve passar pelo filtro da Palavra de Deus, pois as Escrituras Sagradas são o parâmetro da reta justiça. Então tudo o que estiver em desacordo com os mandamentos de Deus não podem e não devem nem sequer nomear-se entre cristãos genuinamente renascidos em Cristo.

A verdadeira religião. 

As pessoas confundem fé (fidelidade, crer e ser fiel) com religião (uma postura intelectual e moral que resulta da fé). Religião é um conjunto de obras que doutrinam a conduta de uma fé e é por isso que Tiago diz que a fé sem as obras é morta (Tiago 2:17). Aquele que diz estar Nele deve andar como Ele andou (1 João 2:16). Todos sabemos que só podemos ser justificados pela fé em Jesus Cristo, e em Seu sacrifício na cruz, pois todas as nossas obras, por melhores que sejam, não passam de imundície diante de Deus Pai (Isaías 64:6), contudo se cremos na Sua Palavra, a fé Nele nos levará às boas obras, pois é pelo fruto que se conhece a árvore, e Deus não planta espinheiros, nem cardos e nem joio, e toda a árvore ou planta que Ele não plantou será arrancada e lançada no fogo (Mateus 7:19, 15:13).  

Efésios 5: 11 diz assim: “Não vos associeis (não tenham comunhão) com as obras infrutuosas das trevas, antes, porém, condenai-as”. Creio eu que estas palavras não cabem mais na boca de alguns líderes cristãos modernos, pois soam muito radicais.
L. M. S.



terça-feira, 4 de agosto de 2015

OS FILHOS DE DEUS.

Há uma infinidade de experts, que assim se julgam, afirmando que os “FILHOS DE DEUS” nas Escrituras são os anjos (caídos ou não). Estes espertalhões usam Jó 1:6, 2:1, 38:7 para justificar Gênesis 6: 2 e 4, ou vice e versa. O argumento que quero apresentar aqui é que a nenhum dos anjos Deus jamais disse: “Tu és meu filho...” (Hebreus 1:5); no mesmo capítulo, no verso quatro diz: “(Jesus) Feito tanto mais excelente do que os anjos, quanto herdou NOME mais excelente do que eles (os anjos)”; ainda no verso cinco (parte b): “Eu Lhe serei por Pai, e Ele (Jesus) me será por Filho”; verso seis: “e todos os anjos de Deus O adorem”; verso sete: “Faz dos Seus anjos espíritos...”; verso oito: “Mas do Filho diz: Ó Deus, o Teu trono subsiste pelos séculos dos séculos...”; verso treze: “E a qual dos Seus anjos disse jamais: Assenta-te à Minha destra...?” Finalizando o capítulo, no verso catorze, o autor da Epístola diz que os anjos são espíritos ministradores enviados para servir os que hão de herdar a salvação, ou seja, eles estão a serviço dos filhos de Deus, portanto os anjos não são os Filhos de Deus. 

... Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus. Porque na ressurreição nem os homens se casam, nem as mulheres são dadas em casamento, porém são como os anjos no céu. E, quanto à ressurreição dos mortos, não ledes o que foi dito por Deus: "Eu Sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó? Ora, Ele não é Deus de Mortos, mas de vivos (Mateus 22:29-32).

Uma das coisas que me ocorreu à mente foi esta frase: “Sede sóbrios” (1 Pedro 1:13, 4:7, 5:8), e outras: “rejeita as fábulas profanas de velhas caducas; não dando ouvidos às fábulas judaicas; porque muitos desviarão os ouvidos da verdade voltando às fábulas” (1 Timóteo 4:7; Tito 1:14; 2 Timóteo 4:4). Pelo visto não é o que estão fazendo? Os que sustentam que em Gênesis 6 os anjos tomaram para si mulheres para que concebessem filhos, estão seguindo doutrinas de demônios, pois estão tentando anular as Escrituras fazendo Cristo mentiroso, sendo que Jesus mesmo afirmou: “No céu não se casam nem se dão em casamento, pois são todos como os anjos de Deus” (Mateus 22:30; Marcos 12:25).

Há uma passagem em Zacarias capítulo três mostrando a intromissão de Satanás no culto a Deus para, em oposição, acusar o sumo sacerdote Josué que estava com suas vestes impuras. É exatamente isso que o diabo fazia antes de Jesus ascender ao céu e assentar-se à destra de Deus (veja Apocalipse 12:5,7-11). Então, quando os filhos de Deus vinham se apresentar perante o Senhor para lhe prestar culto, louvor e sacrifícios, Satanás vinha também, não para adorar, mas para acusar e se opor aos filhos do Altíssimo, tal como fez com o justo Jó (veja Jó 1:9-11; 2:4-5).

O Evangelho de Lucas no capítulo três está toda a genealogia de Jesus, nele podemos ler a linhagem dos filhos de Deus (segundo a carne) do Antigo Testamento: “Ele era como se pensava, filho de José, filho de Eli, filho de... e Adão filho de Deus” (Lucas 3: 23-38).
Alguém pode questionar minha argumentação citando Jó 38:7, bem, para Deus não existe o fator tempo, pois para Ele mil anos são como um dia e um dia como mil anos (2 Pedro 3:8 e Salmos 90:4).

Eis o meu sustentáculo: “Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com TODAS AS BÊNÇÃOS ESPIRITUAIS NOS LUGARES CELESTIAIS EM CRISTO; como também NOS ELEGEU NELE ANTES DA FUNDAÇÃO DO MUNDO, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante Dele em amor; e NOS PREDESTINOU PARA FILHOS DE ADOÇÃO POR JESUS CRISTO, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade, para louvor da glória de sua graça, pela qual nos fez agradáveis a Si no Amado” (Efésios 1:3-6).

Em Hebreus 2:11,13 está escrito que tanto o que santifica como os que são santificados vêm todos de Deus e cita o profeta Isaías dizendo: “Eis-me aqui, com os filhos que Deus me deu”. Noutra parte das Escrituras lê-se: “O Senhor conhece os que são seus...” (2 Timóteo 2:19), isto quer nos dizer que para Deus os seus filhos sempre estiveram e sempre estarão Consigo. Louvado seja o Seu Santo Nome para todo o sempre, Amém!
L. M. S.